quinta-feira, agosto 23, 2007

Demonstração da existência de Deus

Estou de férias.
É um período pouco dado a pensamentos teológicos, bem sei, mas devo dizer que passei por uma experiência religiosa inolvidável. Finalmente, agora acredito piamente que Deus existe.

Para uma mente simples, pouco exigente e não talhada a religiosidades profundas, a prova em como Deus existe poderia limitar-se ao facto de estar a passar férias num apartamento no Algarve que pertence aos meus sogros - ou seja, a estadia é de borla.

No entanto, não me satisfaço com isso. Isso para mim não demonstra que Deus existe e que é bom para mim. Ná, não me rendo tão facilmente. Armado com o meu espírito científico (sim, apesar de me ter licenciado em Economia, gosto de acreditar que tenho um espírito um bocadinho científico), estava à espera de uma prova definitiva e inquestionável.

E ei-la, a prova! No apartamento onde estou, existe um esquentador. E uma banheira com chuveiro. Quando estou a tomar banho, acontece sempre a mesma coisa - a água está quentinha, passo o controlo para o chuveiro e nem passam dois minutos para que a água esteja gelada. O esquentador continua ligado, não há fuga possível para a água quente. Se mantiver a água a correr na torneira da banheira, ela continua quente. Em qualquer outra torneira da casa - lavatório da casa-de-banho, cozinha - a água quente flui ininterruptamente. Quando passo para o chuveiro - pimba! - água fria.

Este facto tem-me feito pensar bastante no sentido da vida, para onde vamos e de onde viémos, para além de me interrogar sobre o que se passará nos canos, no chuveiro, no esquentador.

Cheguei à conclusão que o que se passa viola todas as leis da física. É, portanto, um sinal divino da presença de uma entidade superior. Deus existe. E não me grama, o velhote.


Nota - Esta história de chamar "velhote" a Deus não é original. É um plágio descarado de um texto dos Gato Fedorento. Desculpem a explicação, mas... eu chamo-me Luis, sim, mas não me chamo Filipe Menezes.

Etiquetas: , ,

domingo, abril 08, 2007

Domingo de Páscoa e a paixão de Cristo

Milo Manara

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 20, 2007

Aleluia!

Através da Pastoral portuguesa, descobri o God tube. Um raio de luz nestes tempos de trevas. Vídeos simples e didácticos para não perdermos o pé nesta época de fanatismos, e conseguirmos desarmar os argumentos e as técnicas dos incréus infiéis. "Christians don´t use circular logic!!!" aqui fica como um libelo pró-civilização ocidental, contra a barbárie dos racionalistas que tentam usar a lógica para nos confundir. Aleluia, meus irmãos!

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, dezembro 29, 2006

O Pai Natal e o Menino Jesus


O Natal foi uma festa cristã que celebrava o nascimento do Menino Jesus. Transformou-se numa festa pagã que celebra a reunião de família, a comezaina e os presentes. A sua componente espiritual praticamente desapareceu sem deixar rasto e no seu lugar ficou apenas o hedonismo.
Sinto-me muito mais à vontade com o Natal do Pai Natal, esse pachola, símbolo publicitário da Coca-Cola, do que com o Natal do Menino Jesus. Um traz-nos uma orgia desenfreada de compras, de comida, de prendas, de luzes, e um perú. O outro queda-se pela Missa do Galo, que como é sabido visa apenas atrasar a entrega dos presentes às crianças sedentas de rasgar embrulhos, pequenos selvagens que não têm culpa das paranóias religiosas dos pais.
Este ano, celebrei o Natal cá em casa. Das 49 pessoas previstas para o dia 24, apareceram 60. No dia 25 fomos apenas uns 30.
As prendas cobriam praticamente uma das divisões da casa. Só de espólio de Natal o Pequeno Gnomo sacou uns dois metros e meio, três metros de prendas, que o entreterão durante pelo menos uns 15 dias.
Toda a gente comeu e bebeu à vontade e, quando se chegou ao final do dia 25, ainda havia quase tanta comida e bebida como quando tínhamos começado.
Do lado da religião, tivémos um pequeno presépio e duas velas.
Bom, com isto tudo quero dizer que o Natal está assim praticamente expurgado da sua vertente religiosa e espiritual, sendo um espelho fiel da sociedade em que vivemos. Ao contrário de grandes pensadores e de grandes constitucionalistas, acredito firmemente que o grande contributo da sociedade ocidental europeia é o laicismo, não o cristianismo. Só numa sociedade verdadeiramente evoluída, livre e laica seria possível publicar esta imagem, que eu roubei despudoradamente do blog quase em português.
A finalizar - adoro o Natal! Boas Festas para todos!

Etiquetas: , , , ,

quarta-feira, novembro 15, 2006

Senhor, Livrai-a do Mal

Ámen

Etiquetas: ,

sábado, novembro 11, 2006

Dia de castanhas assadas

Hoje foi dia de S. Martinho, dia de magusto, castanhas, jeropiga e água-pé. Além da festa, do "Verão de S. Martinho" e da história da meia-capa cedida a um pobre num dia de chuva (quando tinha 20 anos), geralmente pouco mais se sabe sobre ele.
Encontrei um blog que versa apenas sobre S.Martinho. Não consegui perceber se é recente ou não, mas isso não é verdadeiramente importante. Não quando se fala de alguém que morreu há 1.600 anos e continua a ser recordado e festejado.

Etiquetas: ,

segunda-feira, outubro 30, 2006

Inquietações religiosas


Domingo. Missa. O padre abre o Livro, lê umas frases, fecha o Livro e prossegue a homília.
O pequeno gnomo fica confuso:
«Puqué ele continua a falar? Já acabou a história!»

Etiquetas: , ,

quinta-feira, setembro 28, 2006

Em atenção aos blasfemos que nos visitam...

"A Internacional"
De pé, ó vítimas da fome!
De pé, famélicos da terra!
Da ideia a chama já consome
A crosta bruta que a soterra.
Cortai o mal bem pelo fundo!
De pé, de pé, não mais senhores!
Se nada somos neste mundo,
Sejamos tudo, oh produtores!

Refrão
Bem unidos façamos,
Nesta luta final,
Duma Terra sem amos }bis
A Internacional.

Messias, Deus, chefes supremos,
Nada esperemos de nenhum!
Sejamos nós quem conquistemos
A Terra-Mãe livre e comum!
Para não ter protestos vãos,
Para sair deste antro estreito,
Façamos nós por nossas mãos,
Tudo o que a nós diz respeito!

Refrão

Etiquetas: , ,

Arrojada idolatria


Calma, camaradas. Vejo-vos muito nervosos.
Estão armados em fundamentalistas, não admitindo qualquer tipo de abordagem que não seja em louvor do vosso particular Maomé?
Compreendo-vos, ainda assim, a tragédia. Neste caso, o caricaturista é, ele próprio, a coisa caricaturada e a caricatura. Como resolver isto? Difícil.
Imagem roubada aqui

Etiquetas: , , , ,

domingo, setembro 17, 2006

A culpa será da borboleta?

Bento XVI fez uma declaração, numa Universidade alemã, onde registava que a Religião (não a cristã, ou a judaica, ou a muçulmana, mas "a" Religião) deveria ser abordada com lógica e com racionalidade e sem ódios, jihads e coisas do género. Falava numa perspectiva filosófica, apoiando-se em teólogos (um ortodoxo, um católico e um muçulmano) e visando fortalecer o ecumenismo.
A declaração, que é tão simples, tão lógica e tão racional, fez logo incendiar os ânimos do costume. Espera-se uma reacção islâmica mais violenta ainda do que a que se seguiu à "Crise dos Cartoons". Várias vozes se levantaram para criticar o Papa, porque deveria ter tido mais cuidado com as declarações que fez, e que agora ficará mais difícil para os muçulmanos moderados, e a culpa é do Papa.
Parece mentira. Tudo bullshit, tudo lérias.
O Papa diz algo que faz todo o sentido. Os muçulmanos aproveitam a oportunidade para explorarem politicamente as suas declarações, deturpando-as. E a culpa agora é do Papa?! De facto, o diálogo inter-culltural, inter-religioso, está cada vez mais difícil. Mas a culpa não é de quem invoca o pacifismo, a lógica e a racionalidade. A culpa é de quem não sabe ouvir, ou só ouve o que (não) lhe interessa, e se sente ofendido, e cultiva o ódio, e incendeia a rua islâmica, e na prática se torna cúmplice de atentados a igrejas, de mortes de inocentes, de raptos, de disparos de mísseis, de atentados terroristas. Já não há pachorra!
A Teoria do Caos diz que o agitar de asas de uma borboleta em Tóquio poderá causar um furação nos EUA. Neste momento, qualquer coisa que se diga, se desenhe, se pense, por mais inócua que seja, pode provocar a fúria islâmica. A culpa será da borboleta?
Nota: A foto foi "roubada" do site do Jornal PÚBLICO. Mas atenção - eu hoje comprei o jornal!

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, setembro 12, 2006

No Templo


Hoje, sento-me na minha cadeira do Templo e, entre fiéis, murmurarei as orações.
A minha equipa, constituída maioritariamente por miúdos talentosos formados na casa, defronta uma colecção de alguns dos melhores jogadores do mundo. A fé é uma graça. Eu acredito.

Etiquetas: ,

Conselho Parvo?

Duarte Pio pretendia matricular o seu filho no Colégio Militar. Ele estudou lá, D. Luís Filipe também estudou lá, o Colégio Militar é das instituições de ensino mais antigas (fundado em 1803 pelo Marechal Teixeira Rebello) e mais apegadas às tradições portuguesas, sendo também reconhecido como um estabelecimento de onde saem líderes.

O Conselho Real não concordou com esta pretensão de Duarte Pio. Porque "o Colégio Militar já não é o que era". Agora, "o que está a dar" é o Colégio S. João de Brito (Jesuítas) e o Colégio do Planalto (Opus Dei).

Tem uma certa piada atentarmos na opinião do Conselho Real. Primeiro, o desvio da instituição militar para a religiosa - onde avulta o sinistro Planalto, de onde se ouvem histórias tenebrosas; em segundo lugar, o ataque à tradição ("o Colégio Militar já não é o que era").
A monarquia acabou já há 96 anos, mantendo-se de alguma forma "viva" (é uma maneira de dizer, enfim...) por causa da tradição. Se o Conselho Real, primeiro responsável pela preservação dessa tradição, passa por cima dela, então serve para quê, afinal?

Imagem da barretina retirada daqui.

Etiquetas: , , ,

Post de raiva

Este post começou por ser um comentário no Merdex.
Assim como depois de 1945 se procedeu à desnazificação na Alemanha e à "des-samuraização" no Japão, que foram batalhas do foro da psicologia de massas, há que fazer o mesmo quanto aos fanáticos muçulmanos.
Não acredito na possibilidade de paz. Aliás, acredito que a guerra começou há 5 anos. E não há que ter contemplações nem ceder a relativismos morais, complexos de ex-colonialista - eles são os "maus", "nós" - os ocidentais - somos os "bons".
Podemos achar que o Bush é uma besta - e é-o, de facto - podemos achar que podia ter sido de outra maneira, não se devia ter invadido o Iraque - também acho, não devia - que os israelistas exageram - é verdade, exageram. Mas isso são pontos acessórios, por muito que isso custe às nossas boas consciências. O fundamental, o essencial, é apenas isto: se "nós" não damos cabo deles, eles irão dar cabo de nós. Tão simples como isto.
Independentemente da nossa opinião, da nossa tolerância, da nossa compreensão - eles não querem saber! Aliás, contam até com a nossa tolerância e com a nossa melhor compreensão para melhor nos lixarem!

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, agosto 31, 2006

Este blog presta um Serviço Público!


Há dias apareceu aqui no RdM uma alma penada, danada para obter uma resposta que lhe poderia alterar a vida. É nestes momentos que se consubstancia, em algo concreto, o serviço público que constitui escrever num blog. A pergunta, um pouco encriptada para que o Google conseguisse encontrar mais resultados, era linear: "Sexo oral permitido adventistas".
Imaginei logo alguém - talvez mesmo um casal, devoto aos ensinamentos sagrados - a atravessar uma dolorosa crise existencialista de fé, com os joelhos vermelhos de tanto rezar, questionando os insondáveis caminhos divinos, até surgir uma ideia brilhante: "Vamos ao Google! Achas que é mesmo permitido, môr?".
Uma questão teológica, a finalizar: será que é permitido aos adventistas o uso de sapatilhas Puma?

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, agosto 15, 2006

Arrepiante!


Reproduzo, com a devida vénia ao Sem Estrada, uma das páginas de uma obra assustadora - e ao mesmo confrangedoramente hilariante - que desmascara a grande mentira em que temos vivido desde Charles Darwin. Com efeito, esta obra desmonta toda a argumentação apresentada a favor da Teoria da Evolução, apresentando provas irrefutáveis em como foi Deus quem criou a Terra, a Vida e a Ana Malhoa.
Lê-se e não se acredita. Mas atenção - este livro foi publicado em português por uma associação de ajuda a missionários em África e tem sido utilizado nos PALOP's. Que Deus nos ajude!
Para melhor leitura, clicar na imagem.
Para consulta da obra completa (são pouco mais de 30 páginas recheadas de pérolas altamente risíveis, não fosse a gravidade da situação) disponível aqui.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, agosto 11, 2006

A guerra do terror


Daqui a um mês faz 5 anos que esta guerra começou.
Em Nova Iorque, aviões cheios de civis foram atirados contra prédios cheios de civis.
Seguiram-se novos ataques - em Madrid, rebentaram com um comboio. Cheio de civis. Depois, foi a vez de Londres, com vários metros e autocarros a explodirem. Cheios de civis.
Ontem, os nossos inimigos preparavam-se para fazer explodir 10 aviões. Cheios de civis, naturalmente.
Esta é uma guerra total. Numa guerra destas, não há ética, não há moral.
Só existe um objectivo: ganhar a guerra no matter how, no matter what.
Uns têm aviões, helicópteros, bombas, soldados, etc, e são imbatíveis numa guerra convencional, pelo que a guerra tem de decorrer num outro plano. Já foi assim, aliás, que os americanos perderam a guerra no Vietname. Numa guerra destas, não há juízos de valor, todos os meios são utilizáveis e justificáveis para atingir os fins.
Vai ser uma guerra difícil de ganhar, mas que nós temos de ganhar, sob pena de recuarmos mil anos na nossa civilização.
A maior dificuldade nesta guerra, porém, não é o seu carácter pouco ortodoxo ou nada convencional. O mais difícil é que não se entende quais são os verdadeiros objectivos dos nossos inimigos.
Alguém sabe o que estes bárbaros pretendem ao certo?
O desaparecimento de Israel?
O desaparecimento do Ocidente?
A imposição mundial da Sharia?
O martírio universal?
O Juízo Final?
70 virgens para cada um?
O que é que estas doninhas fedorentas querem ao certo, afinal?

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, agosto 10, 2006

Londres, 10 de Agosto de 2006


Fala-se em cerca de 20 aviões visados. Explosivos líquidos que seriam detonados através de dispositivos electrónicos. Objectivos: várias cidades nos EUA, provavelmente Nova Iorque, Washington, Los Angeles, Boston e Chicago.
Filhos da puta. Grandes cabrões, filhos da puta. Que apodreçam em vida, que sejam sodomizados várias vezes ao dia, que os amigos deles sejam empalados, que as mulheres apanhem lábio leporino, que as filhas os amaldiçoem, que os filhos lhes escarrem em cima.
Grandes cabrões. Façam lá a vossa jihad de merda na vossa terra, matem-se uns aos outros, mas deixem os outros viver. A vossa religião muçulmana não justifica nada de nada. A vossa arrogância, a vossa ignorância, a vossa estupidez. Camelos!

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, maio 01, 2006

Igreja Batista em Chamas

Em deambulações na Margem Sul, passo por um edifício onde se lê "IGREJA BATISTA EM CHAMAS". Não é uma reclamação nem uma reivindicação, é mesmo o nome de uma igreja. Em chamas, portanto. Será para atrair mais público? Enfim, não conheço a fundamentação teológica desse incêndio e só me resta respeitar. Mas o que me chateou mais ainda foi o que li numa das faixas: "QUARTAS-FEIRAS ÀS 17:00 - TARDES DE MILAGRES". Bolas, é que a mim não me dá jeito nenhum às quartas! Não se monta aí um milagrezito para outra hora? Assim de manhãzinha? A quem é que tenho de pedir? Com quem tenho de falar?

Etiquetas: ,