quinta-feira, junho 14, 2007

Pinto da Costa acusado

O "Papa" do futebol foi acusado de corrupção. Em causa está o jogo FC Porto - E. Amadora, de 2004, jogo esse onde pessoas afectas ao FCP andaram a "distribuir fruta" pela equipa de arbitragem.
A acusação era inevitável. Seja Pinto da Costa culpado ou inocente, é fundamental um julgamento isento e imparcial - para puni-lo ou para acabar com os rumores e com as suspeitas.
É, pois, um bom sinal, esta acusação. Um sinal de clarificação, que se pretende definitivo e conclusivo - ou seja, que não seja absolvido por artimanhas processuais, como por exemplo não se poderem utilizar as escutas.
Difícil será afastar as paixões clubísticas deste julgamento. Um exemplo, vindo do Mar Salgado - VLX faz comentários perfeitamente descabidos e descabelados - vejamos:
Critica o facto de Maria José Morgado investigar a corrupção no futebol "como se nada mais houvesse de importante a tratar". Temos portanto aqui um seguidor da famosa tese barrosista "enquanto houver uma criança com fome (ou listas de espera nos hospitais, já não me recordo), não iremos contruir o aeroporto. Não se arranjava um argumento melhorzinho que este? VLX acha então que não se deveria investigar?
VLX continua: O jogo realizou-se "entre um clube do fundo da tabela e outro que ganhou por dois golos de diferença e que, na altura, já estava em primeiro lugar na classificação, com vários pontos de avanço (e, recorde-se também, era o detentor do título de campeão nacional, da taça de Portugal e da taça da UEFA; e viria a ser nesse mesmo ano também campeão nacional e da Liga de Campeões, e vencedor do Campeonato do Mundo de Clubes, com uma ou duas Supertaças pelo meio)". O que é que isto tem a ver com este assunto? Este argumento retira credibilidade à acusação ou, pelo contrário, leva-nos a pensar que, se mesmo quando nada o justificava, dada a diferença abismal entre as duas equipas, eles ofereciam fruta e café com leite aos árbitros, o que seriam capazes de fazer quando a diferença não fosse tão evidente?
Que o julgamento seja breve, castigue os culpados e isente os inocentes de qualquer suspeita, eis o meu voto. Mas sem malabarismos rebuscados destes, por favor. O portismo não deveria toldar o discernimento de uma pessoa desta maneira.

Etiquetas: , , ,

sábado, março 17, 2007

Continuamos na luta!

Fóculporto 0
Sporting 1

Etiquetas: , ,

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

O erro de Maradona


Não sou nenhum António Damásio, nem o maradona será propriamente um Descartes (1596-1650, só para provar a minha erudição wikipédica), mas acho que posso identificar claramente o erro de maradona: quem visite A causa foi modificada depara-se, logo à cabeça, com uma citação de Paulo Futre, transcrita desta forma "É ganhar, caralho!, é ganhar, caralho!".

Creio que esta citação não é fiel ao que foi dito pelo saudoso futebolista do Montijo quando foi apresentado no estádio dos lampiões. O que ele disse, se bem me lembro, foi "É ganhar, caralho!, é vencer, foda-se!". Do que não me lembro é se, pelo meio, terá entrado algum "conõ!". Sejamos rigorosos, maradona.
Actualização: o maradona é um gajo militante. Como já passou o turbilhão referendário, tirou do "A causa..." a citação do Futre "É ganhar, caralho!" e pôs lá uma coisa qualquer sobre uma baleia e não sei quê de um tal de Narrador. O RdM continua a ser boicotado. Mas ninguém nos silencia. Não perca, já a seguir, "O erro de Tomás Vasques".

Etiquetas: , ,

domingo, fevereiro 04, 2007

Kinder Surpresa

Etiquetas: ,

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Sordidez


O livro de Carolina Salgado é sórdido. Repugnante em todos os sentidos - tanto pelo que revela do "papa" do futebol português, dos jantares com árbitros, das putas, dos traques, como da motivação que levou tão excelente senhora a escrevê-lo.
Sobre os aspectos ligados ao futebol, deixo-os para o Revisão da Jornada. Gostaria de debruçar-me aqui sobre as questões extra-futebolísticas. Sobre o carácter de alguém que faz uma nojice destas. Infelizmente, esta sordidez, esta falta de categoria, tem alastrado.
Lembro-me do instrutor de não-sei-o-quê que se apresentou nos tablóides como tendo sido amante da Princesa Diana. Uma queca de menos de 5 minutos assegurou-lhe uma boa maquia, porque os jornais não têm moral. Mas se os jornais não têm moral é porque a nossa sociedade abandonou certos princípios fundamentais em troca do vil metal. Tempos houve em que os laços íntimos e de solidariedade eram preservados da praça pública, no matter what...
Enfim, não defendo o regresso à sociedade romanesca dos tempos da Cavalaria, em que a honra ainda era um valor a ter em conta - enfim, até porque nesses tempos os divórcios por vezes transformavam-se em decapitações! - mas julgo que perdemos algo de muito importante nas últimas décadas do século XX - a Ética, a Moral, a Honra.
Este caso de Carolina Salgado fez-me lembrar um outro caso ainda mais chocante, que ocorreu há pouco tempo - Britney Spears divorciou-se. O seu ex-marido exigiu-lhe 17 milhões de dólares (ou coisa que o valha, não decorei o valor) e a custódia dos filhos, caso contrário divulgava na internet uns certos e determinados filmes caseiros. Um cabrão de um chantagista, portanto. Isto não costumava ser um crime? Não costumava dar cadeia?
Vivemos num tempo em que nos falta, como sociedade, um bocadinho de auto-estima. Uma sociedade com sólidos valores cívicos não compra jornais que pactuam e ajudam a criar este estado de coisas. Não transforma um acto de vingança cruel e de dor-de-corno num best-seller. Não noticia os actos de um vigarista chantagista como se fossem a coisa mais natural do Mundo. Como se não tivéssemos noção do que está certo e do que está errado. Como se não estivéssemos capacitados para fazer juízos de valor. Como se precisássemos dessa merda, dessa lama, para nos sentirmos melhor. Porra, não temos necessidade disso...

Etiquetas: , ,

sexta-feira, novembro 10, 2006

Guiness



Lampiões. Por muito que façam "voz grossa", hão-de me soar sempre a falsete.

Etiquetas: ,

terça-feira, outubro 24, 2006

Lucílio, árbitro do Porto-Benfica

FC Porto e do Benfica tratam da agenda social de Lucílio Baptista. Jantares na casa de Pinto da Costa, seguidos de miminhos sob os cuidados de António Araújo (há fruta ou chocolate?). Desjejum na cama, uma atençãozinha do Reinaldo Teles. Qual é a especialidade de José Veiga, mesmo?

Triste dirigismo, este...

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 18, 2006

Força, leõezinhos


Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho
Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho
Um filhote de leão, raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
O meu coração é o sol pai de toda a cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto de te ver ao sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar ao sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar numa
("O leãozinho", Caetano Veloso)

Etiquetas: , ,

sexta-feira, setembro 29, 2006

Este gajo sabe falar de bola, pá!

Veja-se a apreciação do coiso da Causa:
«O que tenho a dizer sobre Rodrigo Tello é que é um jogador que alia um pico de burrice raramente atingida por outro electrodoméstico a um pé esquerdo quase beckhamiano».
E mainada!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, setembro 27, 2006

Uma questão muito séria

Ricardo Araújo Pereira (RAP) escreve, na sua última crónica na VISÃO, algo do género - tanta conversa por causa do referendo sobre a despenalização do aborto, mas afinal quem se lembra de ter votado num referendo de despenalização da corrupção desportiva?
(Enfim, peço desculpa por não transcrever exactamente o texto, mas a VISÃO faz-me muito boa companhia no barbeiro e em algumas idas à casa-de-banho, onde nunca se consegue arranjar uma caneta que escreva. No entanto, creio que o espírito do texto está aí).
RAP é um humorista (um excelente humorista, acrescento eu - o melhor a trabalhar actualmente em Portugal, reforço ainda). Por vezes, as suas ideias são lidas apenas e só nessa perspectiva. Mas esta (entre outras) merece melhor sorte, sem dúvida, porque demonstra o absurdo total que se vive hoje em Portugal:
- Criminosos notórios (Valentim Loureiro, Pinto da Costa e outros);
- Dúvidas sobre a inconstitucionalidade dos crimes deles (só em Portugal!);
- Referendo marcado sobre a despenalização do aborto, em que quem defende o "não" pretende, ainda assim, isentar as mulheres de penas de prisão... afinal, que "não" é esse?
Os políticos gostam muito de meias-tintas. "Não concordo com a despenalização do aborto, mas as mulheres que abortam não devem ser punidas." Dãããh! Será que é assim tão difícil afirmar que a penalização do aborto é uma idiotice?
Os juristas também gostam de viver num mundo complicado. Tantas leis e tantos decretos, que pelos vistos se anulam uns aos outros. A lei que deveria reger a corrupção desportiva, de 1991, afinal parece que não é aplicável. Isso significa que a corrupção afinal é legal? Será que nos outros países também há tanta incompetência na elaboração das leis ou isso é privilégio nosso? Não se pode copiar um corpo de leis consistente de um outro país que impeça este tipo de asneiras?
As escutas são perigosas porque se podem transformar num instrumento perigoso de chantagem e de condicionamento. Mas, se forem controladas adequadamente por instituições de referência (a Polícia), tornam-se num instrumento poderoso para detectar comportamentos criminosos. Isto é linear. Faz-me uma enorme confusão que algumas escutas não sejam sequer consideradas nos resultados finais dos processos. A "frutinha", o "café-com-leite"... o que é que os juízes pensam que é? Um pic-nic?

Etiquetas: , , , , ,

terça-feira, setembro 19, 2006

Um post sério fedorento


Leitura recomendada: este post, "mexendo no lixo", no Gato Fedorento.

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, setembro 18, 2006

Nikon foto

Comprei uma máquina digital há cerca de um ano. O objectivo principal era ir tirando uns retratos ao puto, para mais tarde recordar. Como não tenho muita queda para a fotografia, tenho de tirar dezenas de fotos para que se aproveitem umas poucas.
Por outro lado, como aquilo que exijo à máquina são coisas simples, nunca cheguei a ler o manual de instruções. Esse facto traduz-se habitualmente em algumas fotos estragadas com os olhos vermelhos e outras completamente desfocadas, que são prontamente mandadas para o hiper-espaço.
No entanto, há fotos de que eu gosto bastante, mesmo mal tiradas, mesmo completamente desfocadas. Esta é uma delas. Mas um dia destes tenho mesmo é de ler o manual...

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, setembro 13, 2006

A vitória

Sporting 1 - Inter de Milão 0
Sporting 1 - Inter de Milão 0
Sporting 1 - Inter de Milão 0
Sporting 1 - Inter de Milão 0
Sporting, Sporting, Sporting. Bravo, rapazes.

PS: há gajos, como o coiso da "causa" , que não percebem nada de bola. Então a apreciação que faz ao Miguel Veloso, um dos melhores, senão o melhor jogador em campo, é de bradar aos céus. O coiso só tem uma aparente virtude: aparentemente, é sportinguista. Quem diria?
E pensar que fizeram um abaixo-assinado para o levar, como comentador, à Alemanha, num movimento chamado MamA. Brrrrrrrrr.

Etiquetas: ,

terça-feira, setembro 12, 2006

No Templo


Hoje, sento-me na minha cadeira do Templo e, entre fiéis, murmurarei as orações.
A minha equipa, constituída maioritariamente por miúdos talentosos formados na casa, defronta uma colecção de alguns dos melhores jogadores do mundo. A fé é uma graça. Eu acredito.

Etiquetas: ,

sexta-feira, setembro 08, 2006

A ler

Numa altura em que, do futebol, parecem só vir más notícias, recomenda-se a leitura deste livrinho, "Selvagens e Sentimentais", de Javier Marias.
Nele estão reunidas várias crónicas do aclamado escritor espanhol em torno do futebol, da selecção nacional dos nossos vizinhos e, sobretudo, do Real Madrid.
Fico a suspirar pela descoberta de um português e sportinguista com o mesmo génio de Marias.

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 25, 2006

Superbronca no país dos tugas


Aquilo que já se chamou Superliga e Liga Betandwin arranca hoje com uma Super Bronca - depois de cerca de 3 meses para tomar uma decisão atempada (prazo perfeitamente razoável), as "instituições" (liga, fpf, justiça portuguesa, todas em minúsculas porque não merecem mais) armam uma confusão digna de um filme de António Silva e Vasco Santana.
Ninguém sabe quem joga na Luz - Belenenses, Gil Vicente, Leixões. Se é que vai haver jogo... e só faltam 48 horas. Ah! E a FIFA ameaça retaliar.
A alta competição não se coaduna com estes amadorismos. Todos os juízes que intervieram no processo meteram a pata na poça, sem excepção, evidenciando que são mais tugas (na pior acepção) do que juízes.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, agosto 10, 2006

Cara de Co!