sexta-feira, agosto 13, 2010

Concurso RdM - As Piores Capas de Disco Segunda Votação

Há mais de 4 anos comecei a postar aqui algumas das capas de discos mais risíveis, horrorosas ou simplesmente de mau-gosto. Devo dizer que comecei com bom ritmo (a primeira capa foi a 13 de Abril de 2006, em 28 de Maio desse ano já lançava a Primeira Votação, com 10 capas mais umas extra concurso, do mestre Artur Gonçalves).
Devido não só ao êxito retumbante da primeira série (o concurso teve um quase-voto!), a segunda série começou em 29 de Janeiro de 2007 e estendeu-se até 23 de Julho desse ano.
Ponho aqui as datas exactas porque, não sei porquê, não consigo os links directos...
Bom, tenho no disco do meu portátil ainda uma série de capas laboriosamente armazenadas durante esses anos, que agora vim a reencontrar. Altura portanto de lançar a segunda votação e começar a terceira série.
Cá vão as 10 capas postadas na segunda série, para lembrança das hostes:
































Etiquetas: ,

segunda-feira, julho 23, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (20)

Aguaturbia é o nome de uma banda chilena de rock psicadélico. Aparecem aqui nesta capa todos nús, a curtir a ressaca dos anos 60, mas aparentemente não se estão a divertir por aí além. O senhor de bigode e de óculos, do lado direito, parece mesmo estar a pensar desistir, arrependido da seca em que se enfiou.
É verdade que a vida de sex, drugs and rock'n'roll parece gloriosa para quem está de fora, mas tem momentos menos conseguidos. Mais do que a cena grupal que eles à partida gostariam de ter encenado, isto acabou por se transformar numa cena penosa, a olhar para o tecto, a parede ou para qualquer lado desde que não fosse para a pila do gajo da bateria. Bom, enfim, mas afinal o tipo da esquerda está a olhar para onde? Olha olha o gajo...
Mais informações sobre os Aguaturbia em contramão.

Etiquetas: ,

sábado, julho 21, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (19)


Perco muito tempo na internet. Demasiado, mesmo. Muitas vezes sem me sentir recompensado, confesso. No entanto, nessa labuta existem momentos, raros e fugazes, em que se encontra uma estrela a brilhar no escuro e se atinge um sentimento de accomplisment, de objectivo realizado.
Pesquisando pela internet, encontrei uma pepita de ouro - o Portal Pimba. Escavando um pouco, encontrei este tesouro - Vanessa Karina, vinda directamente do Portugal profundo.
Um produto de uma elaborada escola de Marketing, começando pelo nome (talvez um pouco óbvio demais...), passando pela peruca (muito bem esgalhada, a fazer lembrar a saudosa Jaquina, da melhor colheita de Herman José - o Tal Canal) e terminando nas fabulosas luvas (mitenes, é como se chama àquilo?), ainda com mais uns adereços - as pérolas, as unhas pretas, o cachucho no dedo, os óculos no cocuruto, o ar bovino. Esta capa está perfeita!

Etiquetas: ,

segunda-feira, julho 16, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (18)

Estou consciente que, ao postar aqui esta capa, perco qualquer credibilidade que ainda pudesse ter. Em meu favor, apenas posso dizer que não teria imaginação para tanto nem sou tão versado em manipulação de imagens.
Esta capa foi produzida em 2001, para um disco cujo título completo era "Hey Babe, Let Me See Your USB And I'll Show You My Firewire". E mais não consigo dizer, tamanha é a minha estupefacção por esta obra de arte pós-moderna. Andará o massimo à procura da moçoila amiga do Damião? É que, visto daqui, dá-me ideia que aquilo era capaz de encaixar. É por estas e por outras que dizem que a informática é a única actividade em que é o software que entra pelo hardware adentro. Neste caso em particular, tenho dúvidas. O firewire será um middleware?

Etiquetas: ,

domingo, julho 15, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (17)

Não sei o que dizer sobre esta história do Damião. Uma viagem pelo deserto interrompida por uma explosão assustadora, tão assustadora que o pobre do Damião julgou que ia morrer. Daí ter pedido à sua companheira de viagem que se inclinasse um pouco, para que ele pudesse ver melhor a explosão e preparar-se para o fim, mediante umas rezas que ele lá sabia.
A moça, tão prestável, até já vinha preparada para o que quer que acontecesse e até já tinha gravado por antecipação o nome do Damião na peidoca.
Através da história edificante sobre o susto que apanhou e desta capa a condizer, o nosso Damião deve ter vendido discos aos montes. Nem outra coisa será de imaginar, com uma capa de disco tão bem escolhida.

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 09, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (16)

Ainda os Regurgitate (há grupos que são uma mina, quando se trata de pesquisar as piores capas de disco).
Veja-se o desvelo com que esta senhora pega naquilo, simbolizando o amor maternal no matter what, que resiste a todas as cagadas que os seus filhos façam. Mesmo que eles não passem de um intestino grosso imenso, amor de mãe resiste a tudo, é incondicional.
É bonito assistir a estas metáforas visuais, que encerram um significado perene e eterno. As florzinhas na parede completam o quadro idílico.
O amor e o carinho que a malta dos Regurgitate investem nas capas dos seus discos enternece qualquer um. Continua a não ser suficiente, no entanto, para me atrever a ouvir alguma das músicas encerradas naquele intestino grosso. Apesar do seu aspecto lavadinho, dá ideia que a música será muito pouco higiénica.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 28, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (15)

Atente-se na magnífica composição gráfica que os Regurgitate criaram para esta fabulosa capa de disco. Mais importante do que a música que contém, esta capa é, por si só, argumento suficiente para se comprar o disco. Nem que seja para pendurá-la na sala, como peça de arte originalíssima que é.
Repare-se na qualidade do esgar de nojo do careca, na perfeita ligação das línguas, no rendilhado lindo das veias, no fino pormenor da fenda de mealheiro na testa, na classe da técnica de manuseio. Isto é arte e da boa!

Etiquetas: ,

sábado, fevereiro 10, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (14)

Confesso que tive algumas dúvidas sobre postar hoje uma capa de disco. É que, olhando para a esmagadora maioria das capas que compõem o meu portfollio, tive receio de ser mal interpretado e ser acusado de estender a campanha pelo SIM para além do limite legal. É por isso que, em véspera do referendo sobre o aborto, tive de me coibir e deixar aqui uma imagem que, em rigor, não é uma das piores. É, concedamos, apenas sofrível. Risível, vá. Mas definitivamente não é das piores.
Os Fireballet editaram este disco em 1976. Rezam as crónicas que tocavam um rock progressivo, muito influenciado pelos Pink Floyd. Alguém chegou a ouvir alguma coisa deles?

Etiquetas: ,

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (13)

Esta capa é refrescante. The Hawaiians acertaram na mouche. Quem olha para esta capa pensa logo em praia. Enfim, praia ou outra possibilidade de meter a cabeça debaixo de água, tal é o susto. Mas o que será isto? Parece o resultado apurado de gerações e gerações de consanguinidade. A música pimba não foi inventada em Portugal, de facto. Não é preciso ouvir este disco para o afirmar. Uma nota final para o cabelo da senhora - a ela e à laca que ela usou podemos agradecer grande parte do buraco do ozono. Este disco é notoriamente inimigo do ambiente. Eu diria que até pode ser tóxico para quem arriscar ouvi-lo...

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 04, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (12)

Poucos comentários haverá a fazer sobre esta capa memorável. Vê-se que José Angel, ao publicar esta fotografia, acreditava estar numa Cruzada - o seu ar compenetrado e sério não deixa espaço para dúvidas. Mais do que isso - o suor e o sebo que lhe cobrem a fronte dão nota da atitude militante de José Angel, esse lutador. Se houvesse Justiça no Mundo, "Madre, Soy Cristiano Homosexual" teria um lugar cativo nos anais da luta pelo direito à diferença, pelas minorias e essas tretas. Como o Mundo não é justo, fica apenas como um documento comprovativo em como os homossexuais não são todos bem-parecidos como séries americanas como Will & Grace nos querem fazer crer. Também os há assim, paneleiros com um ar de camionista ressabiado, a quem nem a camisa havaiana salva.

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 30, 2007

Stuffparty 2


Depois de aqui ter postado uma capa de disco dos Larz Kristerz não pude deixar de me interessar por um grupo tão simpático. Eles têm uma página oficial, onde conseguem manter o elevado padrão das suas capas de disco. Eis aqui, em rigoroso exclusivo, o Stuffparty 2! As mesmas camisas, o mesmo ar bovino, desta vez sem flores.
Para os mais resistentes proponho um desafio - ouvir uma música deles até ao fim! Dão-se alvíssaras a quem demonstrar ter superado esta prova.

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Concurso RdM - Piores Capas de Disco (11)

Em Maio fiz uma pausa no "concurso" das piores capas de disco. Com 10 capas apresentadas a concurso e mais duas extra (Artur Gonçalves oblige) e com o notório insucesso em que esta iniciativa se transformou, essa pausa alongou-se por 8 longos meses. Mas o Rantanplan, para lá de ser o cão mais estúpido do Oeste, também é dos mais perseverantes, pelo que vos sirvo mais uma fornada de capas horríveis, qual delas a pior. Tomei-lhes o gosto...
Esta capa é representativa do pior que a onda psicadélica trouxe à cultura ocidental. A receita é simples: Juntam-se cinco gandulos com overdose de criatividade capilar, dá-se-lhes umas ganzas para dar o ar cool e esparvoado que estes espécimes apresentam e inventa-se um nome que fica no ouvido - Larz Kristerz. Adicionam-se camisas laranja-choque com gola até ao umbigo, a mostrar os tufos de pelo dos artistas, e acrescentam-se flores ao estilo sixties. Stuffparty 1!

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 28, 2007

Memórias da adolescência - Rock Português


Rui Veloso foi o incontestado "Pai do Rock Português". Depois do "Chico Fininho", surgiram grupos para todos os gostos. Alguns ainda permanecem - Xutos e GNR, basicamente. Enfim, alguém me pode acusar de me estar a esquecer dos UHF, mas esses não contam, nunca contaram...
Houve projectos sérios, com muita qualidade - os saudosos Já Fumega, por exemplo - outros que aproveitaram a boleia dessa moda e tiveram um ou dois "grandes hits" - os Táxi com "Chiclete" e "Eu Fui à Rosete", os Salada de Frutas, com "Se Cá Nevasse Fazia-se Cá Esqui", os Trabalhadores do Comércio ("Chamem a Polícia!"), etc - para depois se apagarem ou se arrastarem pelo "circuito", tentando reproduzir o(s) sucesso(s) efémero(s).
É neste último grupo que encaixa o "Grupo de Baile". O seu aspecto à la Dexys Midnight Runners, aliado aos trompetes e ao tema "Patchouly", com as meninas da escola secundária com mais buço do que Piiiiii! que já fumavam ganzas nas paragens do eléctrico, permitiram-lhes atingir os seus 15 minutos de fama. Mas o perfume patchouly foi o único cheiro de sucesso que saiu do grupo...

Etiquetas: , , ,

domingo, outubro 08, 2006

Memórias da adolescência - REO Speedwagon


REO Speedwagon era um grupo muito ouvido no início dos anos 80. As suas músicas marcavam presença quase certa nas "festas de garagem" , apesar de muita gente não fazer puto de ideia de quem as cantava.
A voz do vocalista é um pouco aguda e não ajuda a simpatizar com as músicas à primeira, mas depois um gajo habituava-se e a coisa até corria bem.

Segue aqui a letra de um dos sucessos deles ("Keep On Loving You") e, a seguir, o teledisco de um outro hit ("Can't Fight This Feeling"). Boas memórias...

Keep on loving you
You should have seen by the look in my eyes, Baby,
There was something missing
You should have known by the tone in my voice, Baby,
But you didn't listen
You played dead, but you never bled
Instead you lay still in the grass
All coiled up and hissing

You know I know all about those men
Still I don't remember
'Cause it was us, Baby, way before them,
And we're still together
And I meant every word I said
When I said that I love you
I meant that I love you forever

And I'm gonna Keep On Loving You,
'Cause it's the only thing I wanna do
I don't wanna sleep,
I just wanna Keep On Loving You

And I meant every word I said
When I said that I love you
I meant that I love you forever

And I'm gonna Keep On Loving You,
'Cause it's the only thing I wanna do
I don't wanna sleep,
I just wanna Keep On Loving You

Baby, I'm gonna Keep On Loving You,
'Cause it's the only thing I wanna do
I don't wanna sleep,
I just wanna Keep On Loving You





Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, outubro 05, 2006

Memórias da adolescência - Bee Gees

Há fenómenos curiosos. Os anos 70 constituíram uma época engraçadíssima sob vários pontos de vista, entre os quais sobressai o musical. Foi a época áurea do disco sound, do afro-look, da música de dança, das coreografias abichanadas, das coreografias machonas (peitos peludos debaixo de um fio de ouro a dançar à Travolta), dos Village People, dos Boney M, de Donna Summer e de tantos outros...

É curioso que durante muito tempo esse tipo de música foi associado a um certo mau gosto, tendo sido agora totalmente reabilitado - enfim, continuam a existir peças justamente votadas ao esquecimento, como o inenarrável Born to be alive, de Patrick Hernandez (aaargh!).

Os Bee Gees apareceram um pouco mais tarde, mas cavalgaram valentemente a onda do disco sound e do estilo cultivado na altura. Cantando em voz de falsete, tornaram-se naturalmente adorados por uns e vilipendiados por outros. Agora, uns 30 anos depois, já não despertam animosidade, apenas libertam (boas) memórias de outros tempos.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, agosto 31, 2006

Memórias da adolescência - Já Fumega

Da "onda" de rock português iniciada por Rui Veloso e onde pontificaram Xutos, UHF (Rua do Carmo, Cavalos de Corrida), Táxi (Chiclete, Eu fui à Rosete), GNR, Salada de Frutas (Se cá nevasse fazia-se cá esqui), Grupo de Baile (Perfume Patchouli), entre outros (os Mler If Dada apareceram mais tarde, não foi?), os "Já Fumega" foram os meus preferidos. Grupo dirigido por Luís Portugal, teve várias músicas excelentes - Latin'América, A Ponte é uma passagem, Nó Cego, etc.
Julgo que terão acontecido alguns problemas "políticos" com as editoras que terão impedido os "Já Fumega" de gravarem mais que 2 ou 3 discos. Luís Portugal desapareceu durante largos anos, tendo voltado a tocar (a solo) há uns anos, já tinha passado a "febre" há muito.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, agosto 18, 2006

Memórias da adolescência - Suzi Quatro

quinta-feira, agosto 17, 2006

Memórias da adolescência - Chico Fininho

domingo, maio 28, 2006

Concurso RdM - As Piores Capas de Disco Primeira Votação

A 13 de Abril iniciei esta rubrica no RdM, com capas de disco risíveis, horríveis ou simplesmente sofríveis (desculpem lá, mas há pouco entrei por engano num blogue de poesia e ainda me estou a recuperar). Quando comecei, tinha meia-dúzia de capas. Entretanto, o espólio foi crescendo, estando agora mais bastante composto.
Optei por isso por fazer uma pequena pausa para proceder a uma selecção das primeiras 10, para prosseguir com o seguinte lote. Vou colocar então todas as capas aqui publicadas, juntamente com umas outras extra-concurso (Artur Gonçalves, apadrinhado pelo Ranys).
Fico à espera da vossa opinião.
Fora de concurso:
.
Aguardo então a vossa opinião. Em breve será publicada a segunda série de mais 10 capas - das piores alguma vez já produzidas!

Etiquetas: ,

domingo, maio 21, 2006

Concurso RdM - As Piores Capas de Disco X

Jean Falissard. "Ça va".
Se este disco fosse mais recente, diria que a sua gravação teria constituído um prémio por uma qualquer participação num qualquer concurso de TV. Mas o óbvio carácter genuíno desta capa, aliado ao facto de mesmo os vencedores de concursos de TV terem acesso a consultores de imagem, levam-me a crer que Jean Falissard teve a sorte de possuir pais, ou padrinhos, ricos. Tristes pelo facto de Jean não conseguir arranjar namorada (a brancura das peúgas não permite que seja sequer formulada uma outra hipótese), decidiram editar um disco, com a esperança de, por essa via, desencalharem o pobre moço. Não me parece que tenham tido muito sucesso. Ça va? Ná, não me cheira...

Etiquetas: ,