domingo, março 05, 2006

Caderno I: O Sector da Justiça




O sector da Justiça é o que presentemente me causa maior apreensão. É lenta, é burocrática, é preguiçosa, é inoperante. Mas, acima de tudo, passa uma imagem de desgoverno completo.
O bom-senso abandonou o sector da Justiça!
Quatro exemplos, mais ou menos recentes:
- O processo 'Casa Pia' revela que o segredo de justiça dá boas manchetes. As 'fontes geralmente bem informadas' que alimentam os jornalistas são criminosos deixados impunes. E são agentes da justiça.
- O episódio do 'envelope 9' desmascara processos de investigação sem ética, descredibiliza instituições (põe em xeque o próprio Presidente da República!), põe em causa a liberdade de imprensa (a busca ao '24 Horas' e a sequência de episódios posteriores é absolutamente inacreditável).
- Ainda a 'Casa Pia': Depois de tanta coisa, o advogado do Bibi monta um 'incidente de recusa' da juiza. Isso pode provocar o falhanço de todo o processo, por prescrição. Bom advogado, péssima lei que permite estas utilizações manhosas. Será que em Portugal ninguém sabe fazer boas leis, só as sabem tornear?!
- O Tribunal Constitucional considera que o artº 175 do Código Civil, por distinguir abuso homossexual de menor de abuso heterossexual de menor, discrimina com base na orientação sexual e é, portanto, inconstitucional. O Grupo Parlamentar de 'Os Verdes' apressa-se a apresentar uma lei que altere essa situação, tornando as duas situações equiparadas. Que bonito! Que enternecedor que é vê-los nessa lufa-lufa, só para tornar a nossa lei numa coisa moderna. Que revele a mais completa falta de bom-senso, senso comum, inteligência, não é importante. O que é importante não é defender a vítima da violação, é sim defender o agressor. Bom trabalho!
A nossa Justiça é tão avançada, tão avançada, tão avançada, que tem mecanismos que impedem... que se faça Justiça! Um bocadinho de bom-senso não lhes fazia mal nenhum...

Etiquetas: , ,

13 ComentÁrios:

Blogger El Ranys disse...

A foto é boa.
O resto da análise a que, pomposamente, chamas "caderno", padece de absoluta falta de profundidade e até, de alguma leviandade - que começa, logo, com a tua afirmação de que "a Justiça é... preguiçosa".
Podemos começar a discussão por aqui. O que pretendes dizer com isto? A minha primeira leitura é que pretendes dizer que os agentes da justiça trabalham pouco ou não gostam de trabalhar. E essa é uma acusação genericamente injusta. Aguardo a tua resposta a isto, para depois prosseguirmos o debate.

05 março, 2006 02:48  
Blogger Rantas disse...

"Caderno" pode ser uma má designação para isto, reconheço. Pomposo, pouco profundo e leviano, também pode ser. Eu não pretendo ganhar nenhum Pulitzer. E nem sequer chamei a isto um "Dossier", é apenas um "Caderno". Se preferires, posso chamar-lhe até "Bloco-notas", como quiseres.

Se a Justiça é preguiçosa? Sim. Evidentemente que sim. Se os agentes da justiça o são? Alguns serão, outros não. Genericamente, creio que não. Aliás, julgo que a única classe profissional verdadeiramente passível de generalizações depreciativas sem risco de cometer injustiças é a dos trabalhadores da EMEL, por isso...

Eu referia-me à Justiça e não aos seus agentes. E repito: lenta, burocrática, preguiçosa, inoperante. Desgoverno completo.

O que se tem passado na Justiça é semelhante ao que se tem passado na Educação (tema de um próximo "Pedaço de Toalha de Mesa de Papel II"), em que o abuso do eduquês impede que se eduque as crianças. No caso da Justiça é mais grave, ou mais injusto, porque impede exactamente que se faça ...justiça...

Não me parece que a principal responsabilidade deste estado de coisas seja dos "agentes da justiça" (juizes, advogados, oficiais de diligências, polícias, etc.), mas sim de quem faz as leis. Ah!, e do Souto Moura, obviamente!!

A fotografia é gira, não é?

05 março, 2006 15:53  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Rantas, pergunto eu: quando vocês saiem à noite este Pina 'Ranys' Manique dos blogues atazana-te o juízo, como o faz por aqui?
Estou a ver-te a pedir uma imperial e este gajo logo... "Estás mas é parvo, pede antes um vdoka pêssego, que está ali a minha amiga charlotte quevedo da "bomba" e eu não posso ser visto com gente que bebe minis."

05 março, 2006 20:43  
Blogger Rantas disse...

Caro Anónimo,

O seu comentário deixou-me sem palavras. De tanto rir, fiquei sem conseguir falar ;D

O Ranys é um bom rapaz, às vezes pode aparecer vociferante, mas tem de se dar um desconto... já que estamos os dois aqui a escrever no blog (o Malagueta não tem aparecido), e que as audiências não são elevadas, entretemo-nos aqui a fazer o número do "blogger mau e do blogger bom".

Um abraço e apareça sempre. Comentários bem-dispostos serão sempre bem recebidos - mesmo que o Ranys não lhe ache tanta piada como eu, ou mesmo que o próximo alvo do seu humor certeiro seja eu!

05 março, 2006 21:33  
Blogger El Ranys disse...

Ri-te, ri-te, ó Rantas...
O que este anónimo quer sei eu!

05 março, 2006 23:25  
Blogger El Ranys disse...

E para o anónimo licencioso:
Pina "Ranys" Manique dos blogues? Acho que está a ir vezes demais ao Intendente...

05 março, 2006 23:39  
Anonymous Anónimo disse...

Pá!!!
Não é a foto do Pina "Ranys" Manique???

06 março, 2006 16:30  
Blogger manolo disse...

Essa do Pina "Ranys" Manique, e o comentário do anonymous, fizeram-me dar verdadeiras gargalhadas...

07 março, 2006 21:00  
Anonymous Anónimo disse...

Ó ranys, pergunto-te eu: quando vocês saem à noite este Rantas Torquemada dos blogues atazana-te o juízo como te faz aqui?
Estou a ver-te aparecer com uma camisola vermelha e este gajo logo...
"Estás mas é parvo, vai mas é a casa e veste antes uma camisola verde, está ali o meu amigo Bulhão das Mãos ao Ar e eu não posso ser visto com gente que usa camisolas vermelhas."

08 março, 2006 01:14  
Blogger El Ranys disse...

Sim, fui eu.
Exercício fácil, não?
E, claro, a mesma estupidez usada no comentário que tanto vos fez rir. Humor certeiro? - Há gostos para tudo...

08 março, 2006 01:45  
Blogger Rantas disse...

Fácil? Nem por isso, caríssimo. Estás a menosprezar a dificuldade, a subtileza e a elevada complexidade do teu comentário. E eu bem sei que te foi difícil escrevê-lo... afinal, recebo um mail sempre que alguém escreve um comentário, e posso testemunhar que esta foi apenas a quarta ou quinta versão...

Já quanto à estupidez dos dois comentários ser a mesma, não posso concordar...

El Ranys, coração ao alto! O anónimo teve piada. E foi certeiro - a prova foi ficares tão fodido como tens demonstrado com os teus comentários nos últimos dias.

Mas OK - sou teu co-blogger, há dias bons e dias menos bons, e tenho de reconhecer que perdi uma oportunidade de reagir com urbanidade e civilidade a um comentário anónimo deste calibre, em vez de me rir alarvemente como um porco ;-D
Peço desculpa por isso ;-(

08 março, 2006 22:32  
Blogger Rantas disse...

Ainda sobre o post propriamente dito:

Quem faz as leis em Portugal ou é incompetente ou fá-las com má fé. Ou as faz com buracos para que depois melhor as consiga tornear (os escritórios de advogados-políticos são uma praga), ou são apenas incompetentes que não conseguem fazer leis resistentes a advogados manhosos.
A sério: Fiquei completamente descrente do sistema depois do advogado de Bibi ter posto em causa o julgamento do caso da pedofilia com uma manobra jurídica!

Às vezes, dá ideia de as regras terem sido inventadas pelo Chapeleiro Maluco. São absurdas, mas quem as conhece bem safa-se melhor.

E entretanto aquelas cabecinhas pensadoras entretêm-se a discutir se uma violação homossexual não será de punir da mesma forma que uma violação heterossexual!

É triste, a Justiça ter chegado a este ponto. E eu não estou a ver maneira dela sair do buraco em que se enfiou (foi enfiada?).

09 março, 2006 00:26  
Blogger Varanda disse...

Parece que o vosso "Alvo de estimação" hoje andou um bocadinho murcho.

09 março, 2006 15:20  

Enviar um comentário

<< Home