terça-feira, novembro 14, 2006

Morto Vivo

Volta e meia, somos assolados por espectros.
Santana Lopes é um zombie político que agora regressa para lançar o seu livrinho "Percepções e Realidade".
Malfadadamente, o homem tem a percepção de que foi bom primeiro ministro. De que, apesar de ninguém ter votado nele para exercer o cargo, o povo o queria, o amava. Algum povo, pelo menos. Tem a percepção de que foi uma vítima. Um menino guerreiro no covil dos lobos maus.
Já a realidade é que os míseros quatro meses em que foi primeiro ministro foram maus demais. Um desastre de trapalhadas. É bom que não se esqueça.
A mim, os zombies infundem-me algum terror. É melhor enterrá-los bem enterrados (à sua vida política, bem entendido), para que não caiam na tentação de se pensarem de novo vivos.

Etiquetas: , , ,

7 ComentÁrios:

Blogger Varanda disse...

Estranho, onde é que eu já ouvi isto? Terá sido na nossa (respeitável) opinião pública?
E essa do "enterrá-los" creio que vais ter que pagar direitos de autor ao Jorge Sampaio.
É que eu tenho o desagradável vicio de pensar pela minha cabeça...

14 novembro, 2006 13:47  
Blogger El Ranys disse...

varanda,
Achas , então, que Santana Lopes foi um bom primeiro ministro?

Muito sinceramente, não me lembro de ouvir o Smapaio a dizer que era necessário "enterrá-los". Coisa que aliás, convenhamos, não ficaria lá muito bem a um Presidente da República. ;-)
(O facto de não me lembrar não significa - nem pouco mais ou menos - que ele não o tenha dito.)

Por outro lado, gostava de te fazer uma pergunta, cuja resposta satisfará uma sincera curiosidade: como leitor assíduo do RdM, e daqueles que há mais tempo nos acompanham, achas que pratico aqui um exercício de eco do que vem publicado ou é dito por outros? Que não expresso opiniões que provêm de pensar pela minha própria cabeça? (tendo perfeita consciência de que, no comentário da actualidade, a originalidade é
factor quase impossível, levando em conta a profusãode comentadores, opinion makers, bloggers, etc.).

14 novembro, 2006 14:06  
Blogger Varanda disse...

Passo a citar:
"ninguém ter votado nele para exercer o cargo"
"menino guerreiro"
"maus demais"
"Um desastre de trapalhadas"

Podes começar a enumerar e a comparar com outros governos do nosso burgo?

Quanto à piadola do Sampaio eu estava a imaginar o que ele deve ter dito a alguns amigos quando tomou a decisão que tomou baseado nos facto em que se baseou: "É melhor enterrá-los bem enterrados (à sua vida política, bem entendido)" e fazê-lo depressa e bem...


Apenas um reparo. Lê o meu comentário outra vez e diz-me onde é que está escrito que eu acho que o Santana Lopes foi um bom primeiro ministro.

14 novembro, 2006 14:16  
Blogger Varanda disse...

Desculpa. Não respondi à tua pergunta. Foi por lapso.

Não, não acho. Por isso é que comento aqui e não o faço noutros blogs.

14 novembro, 2006 14:19  
Blogger jpt disse...

que estranha alergia à revisão da matéria

14 novembro, 2006 15:21  
Blogger El Ranys disse...

caro JPT, não se trata de "alergia". Pelo contrário, acho que Santana Lopes deve dizer o que entender, apresentar a sua versão dos factos, descrever a sua leitura do que se passou. Isto vale-me mais, aliás, como princípio geral: todos devem ser livres de dizer o que quiserem, desde que conscientes que o que disserem pode ter consequências.
No caso de Santana Lopes(e agora também em resposta ao varanda), o meu ponto é este, o das consequências: o post é mais no sentido de que não gostei de ter Santana Lopes como primeiro minisro. Não simpatizo com Santana Lopes, aliás, em geral. Tenho dele uma imagem de desmedida ambição para pouca sabedoria e talento. Um caso em que o estatuto alcançado parece trasncender em muito a dimensão do homem.
Apresente Santana Lopes os factos como apresentar - e não é contra isso que falo - nunca esquecerei a ideia de que Portugalm, durante 4 meses, foi governado por alguém totalmente inconsistente, um dandy com pretensões a grande estadista.
O post é isso: ele que fale e diga o que quiser, eu não me esqueço que não tenho nenhuma vontade de o voltar a ouvir.

14 novembro, 2006 15:36  
Blogger El Ranys disse...

Ah, varanda, não estava a dizer que tu disseste que PSL foi um bom primeiro ministro. Estava só a perguntar a tua opinião em relação a isso (está lá um ponto de interrogação). Desculpa se isso se pode, de alguma maneira, entender dessa forma.
Quanto à tua resposta àminha pergunta sobre "ecos", deixa-me mais sossegado, por ser exactamente isso - não "papagaiar" - que tenho procurado fazer por aqui. Obrigado.

14 novembro, 2006 15:40  

Enviar um comentário

<< Home