terça-feira, novembro 14, 2006

Arte Lisboa


Encerrou ontem o salão Arte Lisboa, que esteve na FIL durante quatro dias.
Merece destaque e elogio, desde logo, o elevado número de galerias presentes no certame. A maioria das principais de Lisboa, muitas do Porto, dei por uma de Coimbra e outra do Algarve, várias espanholas e pelos menos duas da Alemanha e outras tantas do Brasil. Segundo li algures, e se a memória não me atraiçoa, quase uma centena de galeristas quiseram estar presentes com as suas propostas. Predomínio claro da pintura, com a fotografia também em destaque, pouca escultura e raras "instalações" (embirro com este termo aplicado à arte, associo-o mais a canalizações, por exemplo).
Muita variedade de autores e de obras, penso que a ir de encontro a todos os gostos.
Das ofertas, por preços sempre elevados, confesso que, como leigo, muitas obras me pareceram "refugo". Mas vi algumas peças bem interessantes, que de bom grado poderiam estar nas paredes de minha casa. Entre artistas consagrados, outros com carreiras bem lançadas, jovens promessas e estreantes, o problema que me torna praticamente inacessivel a arte exposta não é tanto a falta de a compreender, mas sim o preço. Não sei porquê, os quadros de que mais gostei eram também dos mais caros. E que fique bem claro que gostei antes de saber o preço.
Nos próximos dias, postarei fotos de pinturas (penso que quatro, no total) que gostava de ter trazido comigo.

Etiquetas:

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home