segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Operação de Marketing: A Santíssima Trindade


«Nesse tempo, Deus estava farto de ser somente o Deus de Israel. (...)
O Deus de Israel era um Deus ciumento, e exigente, e severo, e vingativo, e colérico(...), e miudinho no ceremonial(...), sempre de sobrolho carregado, e jamais na brincadeira. (...)
Os Hebreus viam que os deuses dos Romanos eram uns porreirões coroados de rosas, sempre prontos a beberem um copo, sempre prontos a rebolarem-se na relva com as deusas de coxas ligeiras, e brincalhões como tudo, e nada orgulhosos para com os operários. E que, apesar de tudo, davam a vitória aos seus fiéis. (...)
Deus pensava na Sua cabeça que tinha saído muito pouco do Seu canto nos últimos séculos.E que talvez Ele devesse ter viajado um pouco, de vez em quando, quanto mais não fosse para Se manter actualizado.Porque, apesar de ser o único Deus verdadeiro, não se lembrava nada de ter criado tantos Romanos, nem Gregos, nem Gauleses, nem Germanos, nem Citas, nem Iberos, nem Negros todos pretos. Ele tinha-se mesmo esquecido um bocado que havia qualquer coisa para lá dos limites da Terra Santa. (...)
Deus teve de Se convencer que era um Deus sem aventuras e sem peripécias, um Deus de trazer por casa, um Deus de pantufas.E que igualmente era um Deus sem forma e sem cara. E até um Deus sem nome. Era Eterno, era Inefável, era Inominável, era Impronunciável, era o Não figurável, era o Abstracto.(...) É grandioso, mas ligeiramente seco.(...)
[Deus decidiu "ter aventuras".]
Subitamente o Deus Eterno deixou de estar só. Tinha ao pé de Si um outro Deus Eterno, e este era tudo semelhante a Ele-próprio, mas muito mais novo, e os Seus cabelos eram de linho, e a Sua barba era loura e encaracolada (...). E acima Deles havia um terceiro Deus Eterno que se Lhes assemelhava. (...) E podiam-se arrumar 3 a 3, ou de todas as maneiras que se quisesse, um sobre o outro, ou cabeça com pés, ou um no outro, ou em triângulo, ou em estrela, ou em bonecas russas. (...)
E a partir desse momento em que Eles tinham decidido começar a ser Eles, tinham sido desde a eternidade. Mas um instante antes desse instante a sua eternidade não tinha sequer começado. A isto chama-se o mistério da Santa Trindade.»
in AS SAGRADAS ESCRITURAS, As Aventuras de Deus e As Aventuras do Menino Jesus, Cavanna, Publicações Dom Quixote

Etiquetas: