sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O "senhor Jazz"

Tive, há dias, a oportunidade de conversar, mais uma vez, com José Duarte, que pode ser considerado o "senhor Jazz" em Portugal, pelo esforço continuado de divulgação e popularização deste estilo musical.
Nesse esforço de divulgação, merece especial referência o programa "cinco minutos de Jazz", que teve a sua primeira emissão, então na Rádio Renascença, no dia 21 de Fevereiro de 1966. Já lão vão 40 anos. Foi ainda emitido pela Rádio Comercial e, desde 1993, pode ser ouvido na RDP Antena 1.
Ficam aqui alguns extractos do que José Duarte me disse nesta nossa conversa:
"O Jazz não é nenhum mistério, tem Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si e os mesmos compassos de muitas outras músicas, mas é uma linguagem diferente".
"As pessoas que gostam de jazz são melhores do que as outras, no sentido de que, se eu falar chinês, sou melhor que tu, que não falas chinês".
"Os 5 nomes fundamentais do Jazz são Louis Armstrong, Duke Ellington, Charlie Parker, Miles Davies e John Coltrane. Se conheceres bem estes cinco, ficas a saber 89,9 por cento do que há a saber sobre jazz".
Ao José Duarte, parabéns e obrigado por garantir que, em cada um dos nossos dias há, pelo menos, cinco minutos bem passados.
Adenda: é verdade, esqueci-me de dizer que espero que o João Miranda concorde.

2 ComentÁrios:

Blogger Rantas disse...

O José Duarte não participava também no Pão com manteiga?

26 fevereiro, 2006 01:25  
Blogger El Ranys disse...

Sim, confirmo, o José Duarte participava também no Pão com Manteiga.

27 fevereiro, 2006 14:14  

Enviar um comentário

<< Home