Foi há 99 anos
O regicídio, que escancarou as portas ao fim da Monarquia portuguesa e à proclamação da República, aconteceu há precisamente 99 anos atrás. Nunca, antes ou depois do sangrento episódio, foram os portugueses ouvidos sobre a "forma de governo" em que preferem viver. A história da República começou a ser escrita com sangue real e nunca é demais dizer, sobretudo neste dia de efeméride e de referendos, que a alínea b) do artigo 288º da Constituição da República Portuguesa (limites materiais da revisão constitucional) deve ser alterada de forma a permitir um referendo sobre a questão República / Monarquia.
República, entenda-se bem, não é sinónimo de Democracia.
Recomenda-se a todos os interessados nesta questão a leitura deste deste texto.
Etiquetas: Coisas sérias, El Ranys, Monarquia, Políticas
6 ComentÁrios:
não te sabia monárquico, ou de simpatias monárquicas. humpf! :P
Venha de lá o referendo, ou então a ditadura, para se limpar de vez com estes animais q nos governam!
O comentário do acoral é o comentário do acoral. O post não tem nada a ver com o que ele parece querer dizer. Não se confundam.
República é o estado de direito em que todos nascem iguais. Numa monarquia existem alguns que por nascerem filhos ou sobrinhos ou primos do rei são mais "igiais" que outros. Ser monárquico é ser elitista. Nunca poderei concordar com uma monarquia.
Viva a República!
Estou de acordo quanto ao discutirmos o nosso regime. Compreendo as razões republicanas, mas estou convicto que a Monarquia tem, também muito boas razões.
Sou a favor de um bom debate e referendum, embora admitindo que não se trata de qualquer coisa urgente.
Saúdinha
Enviar um comentário
<< Home