terça-feira, outubro 03, 2006

Pô-los na Ordem

Excelente posta, quem sabe o início de importante discussão na blogosfera sobre as guildas hodiernas.

Etiquetas: , , ,

1 ComentÁrios:

Blogger Rantas disse...

Copio aqui o comentário que lá deixei:

Concordo inteiramente com o post. As ordens profissionais alcançaram poderes pouco condizentes com os seus objectivos iniciais - que considero bem-intencionados.

E esta questão das boas intenções não será totalmente irrelevante neste debate. A verdade é que, levando o sentido deste post (e dos diversos aplausos e aclamações) às suas consequências finais - o fecho das ordens - como seriam endereçadas as preocupações que presidiram à sua criação?

Será o liberalismo selvagem de Pedro Arroja? As pessoas não precisam de ser médicas, o mercado regulará, naturalmente, essas questões. Convenhamos que este cenário é de arrepiar qualquer pessoa bem-formada (e que não blasfeme, evidentemente!).

O problema está bem diagnosticado e enquadrado. A solução é que me parece distante. Creio que a solução passaria necessariamente por uma refundação das ordens, pela eliminação dos vícios instalados, mas não pela sua eliminação. Apenas porque a alternativa aproximar-se-ia demasiado da lei da selva.

A propósito - sou licenciado em Economia. Não estou inscrito na Ordem. Apesar de não conhecer minimamente o que por lá se passa, confesso que me faz uma certa confusão como é que se pode definir o que seja "trabalho de economista". Não há como restringir o acesso à "profissão". Lembro-me, aliás, de uma famosa definição de Economia em sentido lato, dada numa aula: «Economia é tudo aquilo que os economistas fazem»

Um abraço

03 outubro, 2006 23:02  

Enviar um comentário

<< Home