terça-feira, outubro 10, 2006

Globalização


Repare-se nesta notícia, que dá conta da proibição do trabalho infantil na India.
Muitas vozes criticam a globalização, porque nos "rouba" as fábricas, as indústrias, os empregos, "deslocalizados" para países com mão de obra ao preço da uva mijona. Além das vantagens óbvias - mais bens a preços baixos - há outro importante efeito do fenómeno, que se verificará, creio, a longo prazo.
Países como a China (onde parece que, hoje em dia, tudo - mas mesmo tudo - o que consumimos é produzido) ou, no caso vertente, a India, assistem a um aumento vertiginoso da qualidade de vida. É certo que os trabalhadores desses países ganham muito menos que os ocidentais, que existe um enorme "exército de mão de obra disponível" ainda por explorar (Marx, velho Marx), que não existe nada parecido com "protecção social". Mas o que "eles" querem, ainda, é poder comer.
De qualquer modo, o nível de vida, os parâmetros de bem-estar, tudo está a aumentar nesses países. As pessoas vão começar a ganhar cada vez melhor e a querer, a exigir mais para os seus filhos. A proibição do trabalho infantil na India é um bom fruto da globalização. A longo prazo, quando os níveis de vida se aproximarem ainda mais dos ocidentais, poderemos assitir à "deslocalização" industrial da China e da India para outros países. Talvez as fábricas voltem. Entretanto, a riqueza gerada elevou os padrões de vida de milhares de milhões de pessoas. Hoje, Portugal pode estar a ser vítima. Mas só porque já não combate com as armas da mão-de-obra barata. Isso é bom e também acontecerá, um dia, na India, como na China, como em grande parte do mundo. Acredito que todos (a humanidade) saímos a ganhar.Fundamental é combater o medo.

Etiquetas: , ,

1 ComentÁrios:

Blogger manolo disse...

Exactamente. A Globalização é um processo que tende a diminuir as diferenças obscenas que existem entre os países desenvolvidos e aqueles que vivem na miséria há muitas décadas. O mercado ainda é oferta e procura. O facto de o Ocidente ter uma segurança social (férias, assistência no desemprego, reformas, etc) e a China ou a India não torna a concorrência praticamente impossivel. Mas de que outro modo estes países poderiam melhorar as condições de vida? Todas estas garantias virão com o tempo e com o desenvolvimento económico. E nós no Ocidente? Para além de serem criadas novas oportunidades com o mercado global, temos que "inventar" novas formas: novas tecnologias, nichos de mercado, inteligência, etc. É para mim evidente que o principal problema do Ocidente nos próximos anos será o desemprego, e não tenho dúvidas em que vamos perder algo no nosso nível de vida. Mas em contra partida a injustiça "criminosa" de tantos a viver tão mal vai atenuar-se. E é isto a Globalização, que prosseguirá independentemente daqueles que gritam e se manifestam contra, pois é sobretudo a vontade dos até agora miseráveis chineses, indianos, etc.

10 outubro, 2006 18:53  

Enviar um comentário

<< Home