quarta-feira, janeiro 04, 2006

Viva a República!


Caro El Ranys,

A forma como desvalorizas a falta de debate público sobre a implantação da República na comunicação social é, para mim, sintomática de um certo elitismo que acompanha a corrente monárquica.

Clamar contra isso ("nem sequer pensaram, com um mínimo de informação e de isenção, na questão") e exigir um referendo sobre o regime (monarquia versus república) é, para mim, sintomático de um vazio enorme que se quer preencher a todo o custo, fazendo barulho por nada.
Vamos lá a ver uma coisa: os referendos fazem-se quando há coisas que fazem sentido referendar, não para satisfazer o ego de meia dúzia de chavalada a armar ao pingarelho.
Esclareço uma coisa: se Portugal fosse uma Monarquia, eu possivelmente defenderia a República, por me rever mais nesse regime. Mas não faria muita questão nisso, porque não é importante. Prefiro poder pronunciar-me de 5 em 5 anos sobre quem deverá representar o Estado do que ter de levar com algum debilóide durante 30 anos. Não estou a chamar debilóide ao senhor Duarte, só estou a dizer que a Monarquia também representa essa possibilidade.
Mas já agora também digo: Quanto ao senhor Duarte não ser um pateta, não tenho opinião formada - não o conheço tão bem assim. No entanto, por norma não acredito em teorias da conspiração nem em cabalas infames. Ou seja - não há-de haver fumo sem fogo, digo eu.
E mais: chamar à colação alguns dos países mais desenvolvidos e ricos do Mundo, e porque são monarquias, é um argumento a roçar a desonestidade intelectual. Não tem nada a ver!

Etiquetas:

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home