terça-feira, dezembro 27, 2005

Nuclear

Com as informações de que disponho (as que qualquer pessoa minimamente interessada que leia jornais tem), sou a favor da construção de centrais nucleares de produção de energia eléctrica.

A ideia, avançada há algum tempo pelo empresário Patrick Monteiro de Barros, parece merecer elogio.

Uma central nuclear é segura. Tchernobyl não é a referência. Mais a mais, os nossos vizinhos espanhóis possuem uma série de centrais nucleares. A haver um acidente nalguma delas, também nós seriamos seriamente afectados, pelo que agitar este papão, como se nós estivessemos, para já, livres desse perigo, não faz sentido.

A produção de energia eléctrica através de uma central nuclear parece apresentar inúmeras vantagens, até mesmo ambientais, uma vez que provoca muito menos poluição. Existe a questão dos resíduos nucleares, que gostava de conhecer com mais profundidade. Mas podem sempre ser "exportados" para tratamento, suponho.

Em termos económicos, reduz fortemente a dependência petrolífera, o que só pode ser bom e estratégico e diminui, segundo julgo saber, os custos. Assim, como mero "curioso", mas por entender que pode ser altamente benéfico para a economia do País, nuclear sim, obrigado.

Adenda: via Bloguítica chego ao blog Central Nuclear, onde muitas destas questões são apresentadas de forma mais completa e sistemática. É do Central Nuclear que retiro o link para o download de um importante documento da autoria de Pedro de Sampaio Nunes. Para quem queira participar nesta discussão, recomenda-se a leitura.

5 ComentÁrios:

Blogger manolo disse...

Concordo inteiramente. Com a dependência energética de Portugal, sujeitos a qualquer crise internacional, temos condições de produzir a energia mais barata, limpa, e praticamente inesgotável. Por outro lado havendo investidores interessados teríamos mais emprego, e conhecimento precisamente em novas tecnologias e de exportação. Só falta vontade política, ou seriedade, já que nem admitem a discussão! Existe um risco? Ínfimo mas de enorme gravidade. Pesem-se os prós e os contras, faça-se os estudos, a discussão séria, e tomem-se as decisões.

27 dezembro, 2005 19:52  
Blogger Alex disse...

Mas o nuclear não resolve o principal problema. A energia nuclear é eléctrica e não resolve a nossa dependência do petróleo.
Saúdinha

28 dezembro, 2005 21:12  
Blogger El Ranys disse...

Alex,
Existem, em Portugal, várias centrais eléctricas cuja energia é gerada através do diesel. Ou seja, entra um derivado do petróleo, sai energia eléctrica. Vou estudar melhor estas questões e depois volto a postar, mas acho que a quantidade de petróleo que compramos para estas centrais termoeléctricas (Carregado, Pego...)é ainda muito significativa. OK?

28 dezembro, 2005 21:44  
Blogger Alex disse...

Não disse o que pretendia no meu comentário anterior.
Eu sou a favos do nuclear há muito tempo. Por variadísimas razões. O que eu queria dizer foi mais concretamente que o nuclear não resolve a dependência do petróleo em relação aos automóveis. E os transportes rodoviários de passageiros e mercadorias é o problema. Também me parece que o nuclear cria condições para desenvolver uma outra indústria, esta sim que pode alterar a dependência do petróleo no que respeita aos transportes rodoviários. O Hidrogénio.
Saúdinha

01 janeiro, 2006 22:08  
Blogger manolo disse...

Li o trabalho de Pedro Sampaio Nunes que é muito significativo. Verifica-se que China, India estão a investir fortemente, e na Europa a Finlândia e a França. As penalizações do protocolo de Quioto (emissões de CO2) são imcomportáveis e só com produção de energia electrica por centrais nucleares é que nos podemos escapar. O transporte (carros, etc) será resolvido com as pilhas de hidrogénio. Ler no Expresso artigo de António Costa Silva, "Abalo sísmico no sector automóvel"

02 janeiro, 2006 13:43  

Enviar um comentário

<< Home