quarta-feira, março 29, 2006

Acto de simpatia


Moro perto de um pequeno Centro Comercial no centro de Lisboa. Lá dentro há 4 sítios onde se pode tomar café. O maior, onde também há boa pastelaria, um outro mais estilizado, para as “tias” beberem um café fashion, um mais industrial, a acompanhar o almoço rápido e o quarto, onde o café é mais barato e abunda o cheiro a fritos.

É esse, o último, que me interessa. Não porque seja o que mais frequento mas porque sempre fui bem atendido. Não que me tratem mal nos outros cafés, nada disso! Mas aqui têm um pequenino pormenor: quando eu levava o pequeno gnomo ao colo e passava por lá para tomar uma bica rápida, eles perguntavam-me se eu queria ou não o açúcar todo, deitavam-no na chávena... e ainda a mexiam! É verdade que pode ser deprimente saudar assim um acto tão simples de simpatia. A questão é que pode ser simples, mas é tão rara esta preocupação com os outros, que é sempre de enaltecer. Um bem-haja!

Etiquetas:

4 ComentÁrios:

Blogger El Ranys disse...

Infelizmente, é de saudar, como simpática excepção (elas existem), a simpatia de quem faz atendimento ao público. Penso que essa aspecto tem vindo a melhorar, até pelo crescente número de brasileiros a trabalhar nessas áreas (e se eles fazem a diferença...), mas a faklata de simpatia ainda é frequente demais.
Assino por baixo o teu post: um grande bem haja para os que, sem serem subservientes, conseguem atender de forma simpática os clientes. Isso sim, éserviço.

29 março, 2006 11:20  
Anonymous Anónimo disse...

Belíssimo post, Caro Sr. Rantas. Descobri hoje este blog e já o adicionei aos favoritos. Espero que os seus companheiros, com a sua liderança e exemplo, continuem a aproximar-se de posts tão bons como este.
Concordo com o que diz e, mais, percebo-o bem, dado que os meus pais vivem em Seia (Guarda) e quando lá vou dou-me conta da diferença com que vivemos aqui em Lisboa (também vivo no centro).
De igual modo concordo com o senhor que fez o comentário antes do meu, acho que os brasileiros vieram contribuir para melhorar o serviço no nosso país, se bem que mais em simpatia do que em eficiência, pois por natureza parecem ser mais dados à bela vida que ao esforço.

Obrigado pelo seu tempo.

Sempre,
Mário Mamede, Lisboa

31 março, 2006 17:10  
Blogger Rantas disse...

Sr. Mário Mamede,
Obrigado pelo seu comentário. Deixou-me sem palavras.

01 abril, 2006 17:56  
Anonymous Anónimo disse...

Peço desculpa por apenas agora responder, mas tenho estado sem acesso à internet. Não tem nada que agradecer, dei agora uma volta pelo blog e só tenho razões pata continuar a apreciar o que tem vindo a escrever.
Até à próxima.



M. Mamede

08 maio, 2006 21:16  

Enviar um comentário

<< Home