domingo, março 26, 2006

Smoking


Deixei de fumar há mais de um ano.
Desde que tomei essa decisão que compreendo melhor a cruzada dos anti-tabagistas. Não por me ter transformado num deles mas porque de facto me sinto por vezes incomodado com o cheiro de cigarros, cigarrilhas e charutos. De vez em quando fumo um cigarrinho e noto imediatamente o cheiro pós-cigarro, coisa que não sucedia antes. E convenhamos: é um cheiro asqueroso!
Curiosamente não me acontece o mesmo com o fumo. Continuo a gostar do cheiro do fumo, de alguém a fumar um cigarro ao pé de mim. Cigarrilhas e charutos não...
Os Alcoólicos Anónimos dizem que não existem ex-alcoólicos. Eu defendo que a generalidade dos ex-fumadores continua a ser tentado por uma boa cigarrada e apenas com um certo auto-controlo não regressam ao antigo vício.
Se é uma doença? Não sei. Julgo que não. Mas estabeleço o paralelo com o alcoolismo e com a tóxico-dependência (salvaguardando as devidas distâncias, obviamente). São doenças? Enfim, não sei. Serão uma deficiência de carácter? Experimentar muita gente experimenta. Ficar agarrado é uma demonstração de uma enorme falta de bom-senso, inteligência, o que seja. Amor-próprio? O tabagismo não é tão grave assim. Mas sei que fumar não é, de certeza, um acto racional...

Etiquetas:

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home