sábado, fevereiro 18, 2006

Moisés, David e Salomão - o Templo

Por volta de 1.300 AC, os territórios da Palestina foram afectados pela Fome. Os Judeus emigraram para o Egipto, onde puderam sobreviver.
Quando Ramsés se tornou Faraó, as coisas não estavam bem. Os Judeus queriam voltar para a sua terra, Ramsés não queria deixar. Deus deu uma ajudinha (na verdade, foram sete penalties assinalados contra os egípcios, para ser mais exacto, proeza só obscurecida por uma lendária prestação do famoso árbitro Calabote a favor do Benfica, nos anos 50, segundo creio) e os Judeus acabaram mesmo por fazer as malas. Quem os liderava era Moisés que, para além de conseguir encontrar um caminho por entre o mar sem molhar os pés, recebeu das mãos de deus Himself umas Tábuas onde estavam escritos os 10 Mandamentos, nova lei pela qual os Judeus se deveriam reger. Essas tábuas foram guardadas numa arca, chamada da Aliança (actualmente encaixotada num armazém do exército americano, a fazer fé no Indiana Jones). Os Judeus voltavam assim à Terra Prometida (misteriosamente transformada em Canaã).
Por volta de 1.000 AC, um pastor foi chamado para tratar do Rei, que estava muito doente. As capacidades curativas do moço circunscreviam-se a tocar flauta, mas isso acabou por ajudar o Rei a melhorar. O rapaz também jogava muito bem à pedrada, daí que tenha avançado quando foi necessário mandar uma pedrada à testa do Golias, um rapaz mais velho que chateava lá na rua. A partir desse momento, os Judeus passaram a olhar para David com mais respeitinho e não mais apenas como o "rapaz do pífaro".
David acabou por se tornar Rei de Israel, depois de umas peripécias que não vale a pena recordar aqui. Relevante para agora é que conquistou Jerusalém aos Jebuseus. O seu filho Salomão, em 950 AC, construiu o Templo, orgulho dos Judeus desde aí.
O Templo de Salomão manteve-se de pé quase 400 anos. Foi destruído em 586 AC pelos Caldeus, sob Nabucodonosor. Não contentes com isso, Nabuco ainda levou os Judeus para a Babilónia como escravos. Não passaram lá muito tempo: Os Caldeus cedo foram derrotados pelos Persas de Ciro. Os Judeus regressaram a casa e reconstruiram o Templo em 515 AC.
Os Persas começaram a fazer umas malfeitorias na Grécia (apenas se aproveitou uma prova olímpica que ainda agora continua a encerrar os Jogos) e, uns séculos depois, foi o refluxo: Alexandre, o Grande, passou por aquelas paragens na sua conquista do Mundo, levando os Persas à sua frente.

Etiquetas: ,