sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Revisões da Matéria - Religião

No seguimento da Guerra dos Cartoons (a propósito da qual coloco aqui o meu preferido, dos que vi), falou-se muito de Guerra entre Civilizações.
Nessa Guerra, os muçulmanos querem destruir o nosso modo de vida, restringir a liberdade e semear bombas. Apesar de parecer o resumo de um argumento fraquinho para um filme de série B, infelizmente isto tem correspondido à realidade: World Trade Center, Bali, Madrid, Londres, e tantos outros casos, têm sido ilustrativos desta raiva irracional que aparentemente tomou conta do islão.
A palavra-chave é "irracional". Pode falar-se nos califas, no império otomano, em Saladino, no que seja. Eu não consigo entender. Desconfio, enfim, que a explicação não se encontra na religião, mas a religião é sem dúvida um factor preponderante para entender o que se passa.
Sem qualquer tipo de presunção, pretendo iniciar aqui no RdM um breve apanhado dos aspectos que constituem os marcos fundamentais das 3 religiões monoteístas, dos seus pontos comuns e do que as separa - numa perspectiva que pretendo que seja "histórica" e não religiosa.

Etiquetas: ,

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home