sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O profeta Pacheco

Hossana, hossana, a blogosfera já tem o seu profeta.
José Pacheco Pereira revela-nos as "Dez leis do Abrupto sobre os debates na blogosfera" . Para já, nas tábuas, só foram inscritos seis destes mandamentos. O divino ditado foi subitamente interrompido, mas segue depois dos compromissos comerciais. Ai dos infiéis, a partir de agora. Não se brinca com o profeta.
(caricatura retirada daqui)

4 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

Lá estás tu a embirrar com o homem.

Mas afinal que mal é que ele te fez?

Por acaso até acho que as leis estao bem apanhadas (nao fosse eu um adepto da Contradição). Tu é que levas isto muito a sério Ranys, desculpa que te diga pá, como amigo!

17 fevereiro, 2006 14:43  
Blogger El Ranys disse...

Olhe que não, senhor doutor, olhe que não...

O que me irrita no homem (e ele nem tem culpa): vejo a blogosfera como espaço alternativo aos media tradicionais e, no entanto, ela é dominada por tipos como o JPP. O JPP participa num programa de televisão, noutro de rádio, publica crónicas no Público e na Sábado e é frequentemente ouvido pelos media, enquanto comentador, sobre os mais diversos assuntos. O JPP, para mim, representa de certa forma o sistema. Não ignoro, e isso lhe gabo, uma relativa liberdade de pensamento e de expressão, que o faz divergir, bastas vezes, do mainstream, mas o JPP tem tiques de "guru espiritual". A isto soma-se o enfado aparente com que, muitas vezes, fala dos assuntos, indício de uma certa sobranceria e arrogância típica de quem se pensa um iluminado.
E sempre me irritaram aqules que se pensam iluminados ou dotados, até, de uma certa infalibilidade.
Basicamente, o JPP é um convencido arrogante.

17 fevereiro, 2006 16:03  
Blogger El Ranys disse...

O profeta Pacheco já pornunciou mais duas das leis reveladas. A Lei VIII é uma pérola:
"Na blogosfera o lixo atrai lixo, não sendo a inversa verdadeira".

Reparem na elaboração do texto.
Numa de exegeta, deixa-me cá tentar decifrar: a inversa deve ser "a qualidade atrai qualidade". Negar a veracidade a isto deve querer dizer "Vocês, os que me lêem, não são todos de qualidade, não pensem. Lá por eu vos iluminar com o que aqui escrevo, não se pensem grande merda. Muitos de vós são lixo, também".
Claro que esta parte é reservada aos que, de entre nós, lêem o Abrupto e consideram muito do que Pacheco escreve completamente desinteressante (não tudo, claro, porque o profeta produz, por vezes, coisas interessantes).
Aliás, o autor do blog campeão de audiências tem que deixar bem explícito que não gosta de todos os seus leitores.
Ah, ganda pacheco, você pensa em tudo.

A exegese, claro, levanta de qualquer modo alguns problemas. Porque "a inversa" também poderá ser 'o lixo não atrai lixo', ou 'a qualidade não atrai lixo', ou 'o lixo não atrai qualidade'...
Todo um mar de possibilidades, proporcionado pelo profeta Narciso...ahnn, perdão...Pacheco.

17 fevereiro, 2006 16:54  
Blogger Rantas disse...

Boa posta, boa caricatura!

18 fevereiro, 2006 00:55  

Enviar um comentário

<< Home