sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Abraão - O Pai de Todas as Nações

Abraão era um homem rico de Ur, na Mesopotâmia. Por volta de 1.800 AC, viajou até à terra dos Cananeus, entre o rio Jordão e o Mediterrâneo.
Abraão foi escolhido por Deus para ser o "Pai de uma Multidão de Nações". A marca distintiva dos "filhos de Abraão" representativa desse novo vínculo entre Deus e o Homem seria a circuncisão.
Abraão seria um homem muito bom. Seria também muito crédulo, visto que a esterilidade da sua esposa, Sara, não o deixou duvidar, uma vez que fosse, da concretização da promessa.
Sara, que também seria pessoa de muita fé, é que acreditava mais em construir a sua sorte em vez de esperar sentada - daí que tenha acabado por convencer o seu marido a engraçar com uma serva egípcia. Afinal, de acordo com a mensagem divina, Abraão seria o Pai, mas a mensagem não era conclusiva quanto ao papel da Sara.
A egípcia, de seu nome Hagar, não era de de deitar fora. Das conversas que Abraão manteve com ela nasceu Ismael, um rapaz.
Tinha Sara 90 anos quando finalmente emprenhou de Isaac. Quando o seu filho nasceu, a velha convenceu Abraão a mandar Hagar para o deserto, juntamente com Ismael, um pedaço de pão mais um cântaro com água.
Deus velou pelo bem estar dos escorraçados, tendo conseguido levá-los até à Arábia. Ao que parece também prometeu a Ismael a paternidade de uma série de nações (a originalidade nas promessas apareceu mais tarde...).
Depois da expulsão de Ismael, Deus ficou na dúvida. Será que Abraão gostava Dele? Será que alguém gostava Dele? Será que Abraão gostava mais Dele ou do filho? Ou foi isso ou não passou de uma partida, mas na realidade Deus exigiu a Abraão que matasse o filho Isaac.
Abraão levou o seu filho até ao alto de um monte, afiou a faca e, quando ia começar a matança, Deus acorreu e disse-lhe que era tudo a reinar.
Desceram do monte como compinchas, Deus mais satisfeito, certo do amor que Abraão lhe dedicava, Abraão todo contente, afinal não tinha que assassinar o filho (será que tinha entendido mal?!). Isaac é que parece que nunca mais olhou para o velho da mesma forma.

Etiquetas: ,

3 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

Oh Rantas pá, tu depois de teres postado a anedota do "wiwichu" no Rantanplan nunca mais foste o mesmo.

Depois de ler este post (digno de qualquer wikipedia) fiquei finalmente a perceber a origem da famosa expressao "vai cagar à mata": ela deriva provavelmente de uma contextualizacao geográfica do "mandar Hagar para o deserto" (todos sabemos que o Abraao era fanhoso).

....

eh pá nao liges; isto como sabes sao só as minhas picardias (mas ao menos nao sou como o Obelix...). Fico espectantemente à espera dos proximos episodios dos teus apanhados sobre os monoteístas.

A sério. Estava só a brincar!

17 fevereiro, 2006 14:06  
Blogger Dever Devamos disse...

humm... cá para mim os rapazes do RdM estão-se a habilitar a uma intifada... inch allá

17 fevereiro, 2006 16:36  
Blogger Rantas disse...

É sempre bom relembrar os actos fundadores da nossa cultura. E este acto - ou devo dizer quase-acto? - de Abraão sobre Isaac está na base das 3 grandes religiões monoteístas. O sentido disto escapa-me, reconheço, mas há-de ser importante de alguma forma...

17 fevereiro, 2006 22:33  

Enviar um comentário

<< Home