quinta-feira, janeiro 26, 2006

Ideologias...

(revisto)
Na sequência dos comentários a esta posta, resolvi ir fazer "o teste" , para tentar descobrir onde poderia, de acordo com as "doutrinas dominantes", situar-me politicamente. O resultado foi algo surpreendente:

De acordo com a "máquina", sou moderadamente de esquerda e libertário (Economic left/right: -3,13, Social Libertarian/Authoritarian: -3,59). Não consigo reproduzir aqui o gráfico (um ficheiro htm, seja lá o que isso for) com os eixos e a minha posição relativa, mas as personagens de que mais me aproximo politicamente são, segundo o "Political Compass", Nelson Mandela e o Dalai Lama!?!

Estou, assim, próximo de pessoas que muito admiro, serenos lutadores por grandes causas, pacifistas moderados. Mas, num País integrado em plena economia global, que não tem apartheid nem está ocupado por uma potência estrangeira, estas referências políticas não deixam, creio, grandes pistas. Vou tentar conhecê-los melhor, nomeadamente em questões económicas e de mercado, porque no que se relaciona com a defesa da dignidade do ser humano, não podia estar em melhor companhia. Até agora, a minha grande referência política era Churchill, um tudo nada mais...aguerrido que Mandela e Dalai Lama. Será que, com um estudo mais aprofundado do pensamento destes dois, vou conhecer-me melhor?

Vão lá, sigam o link e façam o teste. Mais uma vez: The Political Compass (a "Bússola Política"). Talvez tenham surpresas. Eu tive. Ah, e depois dêem conta dos resultados, aqui nos comentários.

Cheguei a este teste por uma sugestão do Musicologo, deixada na caixa de comentários d' O Espectro, de Constança Cunha e Sá.

2 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

O Publico por alturas das eleicoes no PS traduziu o Political Compass para Portugues e (nao sei bem como) calculou o perfil dos tres candidatos (Socrates,Alegre e o outro rapaz). Podes ver os resultados aqui neste link http://www.publico.clix.pt/sites/bussola/files/resultadosCandidatos.htm

Pelo que percebo estaras ali para os lados do Socrates.

O meu PC dá-me perto de ti no que diz respeito ao Social (-2.67) mas poe-me ligeiramente mais à direita no Economic (0.88). Sou portanto um Right/Libertarian. Curiosamente nao ha nenhuma figura de referencia nestas bandas; serei um 'freak'?

O meu MP confirma o meu liberalismo moderado (-3.5 na Moral Order e 2.5 na Moral Rules). Aqui ja me poe ao pé de malta que eu gosto: Clinton,US Democratic Party,Labour Party, Canada, Reino Unido).

Continuo é sem percebr se em Portugal sou de direita ou de esquerda (se é que isso é importante).

27 janeiro, 2006 08:44  
Anonymous Anónimo disse...

Uma pequena correccao :é -2.5 na Moral Rules (ou seja mais Capital Democratism eo invés do Social Democratism)

27 janeiro, 2006 11:36  

Enviar um comentário

<< Home