quarta-feira, dezembro 07, 2005

7,2 mil Milhões de euros!?!


Repito: 7,2 mil Milhões de euros. As ligações de TGV custarão esta massa toda. Agora, atentem: do investimento previsto, 5 mil milhões dizem respeito à linha Lisboa/Porto e só 2,2 mil milhões à ligação Lisboa/Madrid e, daí, para o resto da Europa. Não se prevê nenhuma ligação ao porto de Sines - fundamental, porque permitiria fazer deste uma das maiores plataformas logísticas intercontinentais do mundo.
Custos para o Estado? Aliás, melhor perguntado, custos para todos nós? - Prevê-se que os nossos impostos suportem 70% do valor total, sendo os restantes 30% financiados por fundos europeus.
Forma de pagamento? - O governo de Sócrates prevê recorrer ao crédito, começando a pagar o empréstimo quando a obra estiver concluida, em 2013. Isto é, a partir desse ano, os portugueses começarão a pagar este enorme disparate. Sócrates e pandilha, como é óbvio, já não terão nada a ver com isso.
Urge então perguntar: qual será a factura anual a pagar pelos portugueses com o empréstimo a contrair? E durante quantos anos terão de a suportar? Quanto toca a cada um de nós, administrados e contribuintes, "cães de pescoço pelado" (de andarmos pela trela), pagar?
O que Sócrates também não quer pagar é a factura política de optar por deixar cair a estapafúrdia linha para o Porto. Não chega, aos caciques do litoral, o disparatado sorvedouro que foi a modernização da linha do Norte. Não é suficiente, para eles, se tiverem ligações em Alfa Pendular utilizado nas suas máximas potencialidades. Não. Eles querem um TGV. Isso é que é moderno, isso é que europeu, isso é que é bonito.
Bastava, para já, uma ligação Lisboa/Madrid, com ramal a Sines. A coisa é necessária, ligava Portugal ao resto da Europa em bitola europeia e alta velocidade e ficava em conta, 2,2 milhões de euros (mais os custos da ligação a Sines, desconhecidos - parece que a hipótese não foi seriamente ponderada).
Assim, com a ligação Lisboa/Porto, totalmente desnecessária e com vantagens competitivas nebulosas (parece que se ganham 15 minutos de viagem, no total, em relação a um Pendular devidamente aproveitado), acrescem à factura mais 5 mil milhões de euros. A pagar por nós, pelos nossos filhos e, provavelmente, pelos nossos netos.
A construção de uma linha de Alta Velocidade Lisboa/Porto é totalmente insensata, não se percebe a quem servirá e compromete seriamente, e por prazo muito dilatado, a saúde financeira de Portugal.
Ainda é tempo de por um travão nesta loucura. Proponho manifestação. Quem adere?

3 ComentÁrios:

Blogger Dever Devamos disse...

fala-se sempre que somos nós - os do povão - que pagamos estes investimentos, mas já alguém pensou em quanto isto vai ficar a cada português?

vejamos então, 70% de 7,2 mil milhões de euros a dividir 10 milhões de habitantes dá qualquer coisa como 504 euros a cada português... é bastante e para muitos equivale a mais de um mês de trabalho

mas podemos brincar com os números. comecemos pelo denominador da divisão: experimentem utilizar primeiro a população activa e depois da população activa aquela que paga impostos (serão 3 milhões?)

e passamos então ao numerador, serão "apenas" 7,2 mil milhões? e derrapagens não vão haver? e juros sobre a dívida também não?

mas não há problema, tudo se vai resolver em suaves prestações a pagar por todos nós durante as próximas décadas

07 dezembro, 2005 22:13  
Anonymous Anónimo disse...

Quanto é isso em estádios?

08 dezembro, 2005 09:30  
Blogger Rantas disse...

Mas vamos ter uma linha de comboio que vai ser o Ai-Jesus da Europa toda! Essa é que é essa!

Olhe-se para o Estádio do Algarve. Em cada ano, serve para o jogo da Fundação Luis Figo, nas férias, para um jogo da Selecção e, uma vez por outra, para o Benfica fazer lá um joguito. E quem fala no Algarve poderia falar noutros: Aveiro, Leiria... qual será a assistência média nesses estádios?
E depois fala-se nos velhos do Restelo...
Noutra perspectiva: Tivémos um Euro lindo, vamos ter um comboio intercidades rapidíssimo. O que é isso ao pé de números mesquinhos? É só inveja dos países evoluídos, é o que é!!

Pobreza... qual será o racional destas decisões, afinal? Que raio de argumentos serão utilizados? E para as paragens do TGV em Leiria, Coimbra e Aveiro????

11 dezembro, 2005 22:27  

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