Boas notícias no Crédito à Habitação
Em Dezembro foi publicado um decreto-lei que obriga os bancos a procederem a um arredondamento à milésima dos indexantes utilizados no Crédito à Habitação. É uma excelente notícia para todos os consumidores.
No final do ano o Conselho de Ministros aprovou um outro decreto-lei (este ainda não foi publicado) que constitui outra excelente notícia - restringe-se a comissão de liquidação antecipada (por transferência para outro banco, por venda ou por amortização, mesmo) a 0,5%, quando os bancos estipulam essa comissão entre 3% a 5%.
Eu próprio já paguei 5% pela liquidação de um crédito à habitação, o que será sempre difícil de esquecer...
Esta última medida irá obrigar os bancos a alterar a sua atitude perante os seus Clientes. É que, se até agora quase se punham de cócoras para conquistar novos Clientes (spreads promocionais de 0%, primeiras prestações de borla, cheques para mobilar a casa, etc.), já os Clientes antigos eram tratados quase como mobília - presos pela elevada comissão de liquidação, não tinham de ser acarinhados. Com este decreto-lei tudo muda.
Apoio totalmente estas medidas do Governo, que moralizam este sector e reequilibram o mercado a favor dos consumidores. Mais uma reforma contra interesses instalados que nunca nenhum outro governo teve a coragem de enfrentar. E esta protege-nos a todos da voracidade da banca!
Etiquetas: Coisas sérias, Rantas
1 ComentÁrios:
Boas,
Este tipo de medidas são uma lufada de ar fresco numa economia de velhos monópolios e prática anti-concorrencais por uma grande parte dos interveninentes em diversos sectores da economia.
:)
Enviar um comentário
<< Home