sexta-feira, outubro 20, 2006

Lembrete

Já passaram mais de dois dias depois disto e ainda ninguém me conseguiu explicar como é que, com tão - alegadamente - grave "défice tarifário", a EDP conseguiu atingir, em 2005, lucros recorde de 910 milhões de euros.
Também continuo sem perceber como é que esses lucros são justificáveis numa empresa, monopolista e semi-pública (alguém sabe como assino contrato com a concorrência lá para casa?) que fornece um "bem" (energia eléctrica) essencial para o dia-a-dia das pessoas e determinante para a competitividade de um país.
Continuo, ainda, sem perceber o que é que tudo isto tem a ver com a necessidade de aumentar as tarifas em quase 16 por cento.
Para além disto tudo, continuo ainda sem perceber como é que as questões que aqui coloco não ecoaram dentro e fora da blogosfera. Mesmo sabendo que o RdM é um blogue "pequenino" e ignorado - salvo honrosas excepções - pelo "circuito oficial".
Talvez haja algum dado que me escape e a questão não seja tão pertinente como acredito que é. Mas, enquanto não tenho dados novos, acho que, entre lucros de 910 milhões de euros, "défice tarifário" e aumentos superiores a 15 por cento - o mesmo se aplicará a um aumento de 7 ou 8 por cento - alguma coisa está ainda muito mal explicada e cheira mal.
Apelaria à blogosfera para que ecoasse este pedido de explicações, se não entendesse que a blogosfera já é maior e crescidinha e faz o que muito bem entender. Ultimamente, a "blogosfera adulta" anda mais preocupada com outras questões, como a "Rivolição", com certeza bem mais importantes para a vida dos portugueses. Muito bem.

Etiquetas: , , ,

6 ComentÁrios:

Blogger Varanda disse...

pois...

20 outubro, 2006 16:32  
Blogger Alex disse...

Tens razão. Ninguém te consegue explicar como é possível, num país que se prepara para entrar no Mibel, que está em monopólio e apresenta lucros obscenos e o regulador decide aumentar o preço aos consumidores (e a culpa é dos consumidores) em 15,7%!
O que digo, embora já o devas saber, é que havia um gap, entre o preço da electricidade e a inflação. O aumento da luz não podia ser superior à inflacção. Era contra a lei. Agora, até por imperativos da Europa temos que reflectir os custos reais. E é assim que se faz o governo da Nação! Lembra-me o que Guterres fizeram com a gasolina!
Saúdinha

21 outubro, 2006 01:12  
Blogger Rantas disse...

Nessa explicação escapou-me um aspecto - onde é que entra a nossa culpa, como consumidores?

21 outubro, 2006 01:55  
Blogger Alex disse...

Essa nem o próprio senhor consegue explicar.

21 outubro, 2006 19:15  
Blogger El Ranys disse...

Alex, tenta por favor acompanhar-me: existia um gap, dizem-te os senhores da EDP e o Governo. Tu, pessoa de bem, aceitas a explicação e os aumentos que permitam preencher esse gap.
Eu não, não acredito no gap. É essa a questão.
Como é que se explicam lucros de 910 milhões de euros com gap tão grave?
Explicas-me? Alguém consegue explicar?
O que venho pondo em causa é a aceitação "bovina" e generalizada da existência de tal gap. Lembra-te: 910 milhões de lucro. Não há gap. É preciso explicar tudo?

22 outubro, 2006 14:08  
Blogger Alex disse...

Atenção. O gap quer dizer que alguém muito inteligente fez uma lei segundo a qual o aumento da luz não podia ser superior à infacção. Eram preços "controlados". É evidente que isto não podia ser para sempre. Eu também me indigno com estes aumentos e com os lucros obscenos. E mais. Vem aí o MIBEL, vem aí operadores estrangeiros, o que vem criar concorrência, teoricamente fazer baixar os preços... E o que se faz? Quer-se aumentar 15,7%!!! São grandes boas vindas às empresas espanholas!
Mas a questão do gap é esta. Tiveram que reflectir o preço de produção no preço de venda. Não tem a ver directamente com os lucros que tem outras componentes que não só os resultados de
exploração. Mas estou contigo.
Saúdinha

23 outubro, 2006 23:21  

Enviar um comentário

<< Home