quinta-feira, julho 20, 2006

Menos que 1 em 20



Em Portugal, há anos que a época de fogos é um marco importante no Verão. Todos os anos, responsáveis ministeriais aparecem na televisão justificando não serem responsáveis pelo estado de coisas (a culpa invariavelmente é do responsável anterior) e jurando que agora é que vai ser, e para o ano as coisas serão evidentemente diferentes (para melhor). Desde que não faça muito calor, claro.
Este ciclo repete-se ad nauseam desde que me lembro de descobrir que existem ministros, incêndios e Verão. E já vou quase nos 40 anos de idade...
A culpa é sempre distribuída entre o calor, os doidos pirómanos e as nebulosas fábricas de pasta de papel. Mas essa distribuição é feita à mesa de café, porque culpa mesmo culpa, com sentenças transitadas em julgado, não há muitas... Li no Expresso que um investigador desmontou o discurso oficial. E verificou que em apenas 4,5% dos incêndios em Portugal são investigadas as causas. 4,5%. Um em cada vinte. Menos, ainda. Para comparação, em Espanha investigam-se as causas de 85% dos incêndios, o que me parece um número mais adequado. Enfim, mais responsável. Será que em Espanha há menos malucos? Menos calor, talvez? Já sei! Mais funcionários públicos! Nããã... nenhuma destas é verdade. Verdade, verdadinha, é que em Portugal, o país da função pública, nunca há ninguém para fazer este tipo de trabalhos. Ainda se fosse para carimbar uns papéis, coisas realmente importantes e desafiantes... agora, investigar os incêndios é que não. Ainda mais no Verão, quando o pessoal da repartição está todo na praia, e em Setembro há que comparar bronzeados!
Este é um inequívoco sinal de terceiro mundismo. E sinal de que os políticos, sejam de que partido forem, só querem saber dos incêndios pelo tempo de antena que estes garantem nos telejornais, em época baixa.

Etiquetas:

5 ComentÁrios:

Blogger Alex disse...

Por coincidência ouvi hoje na rádio que foi produzido um relatório sobre incêndios das primeiras 28 semanas deste ano (até 16 de Julho).
Até agora houve um número de cerca de 1000 incêndios dos quais 17 considerados grandes incêndios. Quase 10 000 hectares de área ardida ! Muito ? Esse relatório compara com o ano passado : 3900 incêndios e 50 000 hectares de floresta ardida ! É uma evolução ! Dizia o comentador que se deve ao aumento do dispositivo de vigilância e à alteração do conceito de combate (passou a ser combate rápido), aumento dos meios de combate (aéreos e outros) e melhor coordenação desses meios.
Dos 17 grandes incêndios, 14 estão a ser investigados pois suspeita-se de acção criminosa.
Saúdinha
Dos 17

20 julho, 2006 17:09  
Blogger Rantas disse...

Eu diria isso de uma outra forma: dos 1000 incêndios, 14 estão a ser investigados. É manifestamente pouco. É manifestamente incompreensível.

20 julho, 2006 19:05  
Anonymous Anónimo disse...

Alguém gostou tanto deste post que o citou sem indicar a fonte:
http://causamoral.blogspot.com/2006/07/todos-diferentestodos-iguais.html

27 julho, 2006 16:37  
Blogger El Ranys disse...

Obrigado pela informação, anónimo.
Já fui deixar a minha mensagem ao blog Causa Moral, da autoria de José Rui, que copiou indecentemente este texto sem uma única referência ao seu autor, o Rantas, e ao blog onde o texto está escrito.
Mesmo na selva blogosférica, há regras que não devem ser esquecidas.

28 julho, 2006 11:29  
Anonymous Anónimo disse...

Ele já tinha feito esta brincadeira há tempos. De tal forma, que teve que apagar os registos anteriores a Junho. Ontem já tirou 2 que tinha "furtado" ao corta-fitas. Quando apagar os plágios, ou indicar as fontes, vai ficar sem posts próprios.
Cumprimentos

28 julho, 2006 11:34  

Enviar um comentário

<< Home