quinta-feira, julho 20, 2006

Coisas do Mundo do Futebol

O Mundo do Futebol parece ser por vezes a Twilight Zone, ou um País das Maravilhas onde Alice foi passear, regidos por um Chapeleiro Louco qualquer (não, isto não é uma crítica velada nem ao Madaíl, nem ao Scolari nem sequer ao Pinto da Costa; é uma análise da nossa postura - nossa, de todos nós - quando o assunto versa a bola). As regras do bom-senso são invertidas, a lógica transforma-se em bizarria, o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã (e vice-versa).

O que pode explicar o atraso (de vida) do "caso Mateus"? Só no futebol seria possível uma anedota assim desenrolar-se desta forma.
O que pode justificar os comentários feitos sobre a saída de Manuel Fernandes do Benfica? O homem quintuplicou o ordenado, e acusam-no de falta de "amor à camisola". Onde é que esta gente trabalha?!

Por fim, a delicada questão das naturalizações de âmbito desportivo. Se Liedson - ou Deco - fossem profissionais de outro ramo, ninguém criticava . Mesmo se fossem desportistas mas praticassem outra modalidade, também não haveria qualquer problema - Francis Obikwelu e as suas medalhas, a espalharem o nome de Portugal no Mundo, aí estão para o demonstrar. O que se passará então no futebol para causar estas reacções tão negativas? É uma questão de patriotismo? Alguém julgará que Humberto Coelho é menos patriota por ter sido seleccionador da Coreia? E que dizer do treinador do México, argentino de gema, que defrontou a selecção do seu país no Mundial deste ano e quase ganhou? Seria menos patriota se tivesse ganho? Ou ao contrário: seria mais patriota se tivesse feito por perder?

Porque é que invariavelmente as pessoas têm dificuldades em verem esta profissão como... uma profissão? Porque é que o "amor à camisola" deveria justificar que alguém ficasse satisfeito por receber 20% do que outra empresa do mesmo ramo lhe paga? Porque é que Liedson não se há-de naturalizar? Já cá trabalha há 3 anos. Foi em Portugal que mais cresceu profissionalmente. Acredito que é uma mais-valia para Portugal. Julgo que Liedson não estará para aí virado, tendo esta questão sido induzida pelo jornalista. Mas se for bom para ele e bom para Portugal, porque não avançar com o processo? Porque não?

Etiquetas:

1 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

04 agosto, 2006 08:40  

Enviar um comentário

<< Home