sábado, abril 22, 2006

Divagações soltas sobre religião I

Politeísmo
Os muçulmanos consideram que os Cristãos não passam de politeístas - e isso por causa da Santíssima Trindade, que, no lugar de um, tem três.
Tenho para mim que os muçulmanos têm razão mas não por causa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isso são complexidades bizantinas, que terão servido para condenar alguém como herege.
O que para mim é notoriamente bizarro, na religião cristã - enfim, na católica - é a profusão de santos e santinhos. Ah, eu sou devoto de Nª Srª de Fátima. Eu, pelo contrário, sou todo da Senhora do Caravaggio (não é igual?!). Eu trago sempre comigo uma medalhinha de São Sebastião, coitadinho... Espero que S. Pedro não nos mande chuva!
Por Toutatis e por Jupiter, estes católicos são doidos!

Etiquetas: ,

4 ComentÁrios:

Blogger Varanda disse...

Dorbalino???

24 abril, 2006 01:37  
Blogger Rantas disse...

Como assim? Ele falava nisto nas aulas dele?

24 abril, 2006 12:32  
Blogger Varanda disse...

Desculpa o atrazo na resposta.
Não me recordo se falava exactamente disto mas este post fez-me recordar o estilo descontraído das aulas dele.

26 abril, 2006 10:10  
Blogger Rantas disse...

Bom, o Dorbalino foi dos professores que mais me marcaram no Colégio. Não só pela descontracção com que dava as aulas (a pinta com que mandava o pessoal para a casa-de-banho lavar a cara, quando o sono atacava mais violentamente) como pela clareza com que falava de História - tanto Antiga como Contemporânea. Lembro-me de ter ficado fascinado numa aula em que ele corrigiu a turma, que insistia em chamar "Classic Nouveau" à banda "Classix Nouveau".
Ele terá sido um dos motivos mais fortes para que eu tivesse optado por Economia, por ser a área que me permitia manter o interesse da História juntamente com o da Matemática, as minhas disciplinas preferidas quando tinha 14 anos.

26 abril, 2006 16:24  

Enviar um comentário

<< Home