segunda-feira, março 20, 2006

A expansão muçulmana

Aos 53 anos Maomé casou-se com Aixa, que tinha 9. Aixa era filha de Abu Bakr. Fátima, filha de Maomé, casou-se com Ali.

Depois da morte de Maomé, Abu Bakr foi eleito califa. Depois da sua morte, dois anos depois, foi eleito Omar, outro genro de Maomé. Ali concordou com estas duas eleições. No entanto, mais tarde zangou-se e dessa zanga familiar surgiu a divisão entre sunitas e xiitas – sendo que estes últimos eram (e são) seguidores de Ali, também chamados de Fatímidas (por causa da filha do profeta).

Sob o Califa Omar, o Islão expandiu-se abruptamente: Síria bizantina e o Iraque em 636, o Egipto em 641, a Pérsia em 642! Esta conquista rapidíssima explica-se pela fraqueza dos dois grandes poderes da zona, o império bizantino e os Persas, que se tinham esgotado mutuamente em guerras entre si.. Em 614 a relíquia da verdadeira cruz tinha sido mesmo levada para a Pérsia.. Em 630, a cruz regressou a Jerusalém (graças ao imperador Heráclio).
Continuação da expansão:
Em 714: Ásia Central, Norte da Índia, Espanha Visigoda.
Em 846, pilhagem da basílica de S. Pedro (Vaticano) pelos muçulmanos.
Em 878, a Sicília.
Fim séc X – 3 califados: Abássidas (Bagdad), Fatímidas (Cairo, Damasco) e Omíadas (Córdoba).
A conquista muçulmana foi bem aceite tantos pelos Judeus, que apreciavam mais a tolerância muçulmana do que a perseguição que os Cristãos lhes moviam, como pelos Cristãos monofisitas, que rejeitavam a doutrina ortodoxa relativa à natureza dual de Cristo e, por isso, eram perseguidos como hereges.
Os peregrinos cristãos tinham acesso a Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro continuou sob controlo cristão.
O omíada Abd Al-Malik mandou construir uma segunda mesquita em Jerusalém, sobre a rocha onde Abraão ia sacrificar Isaac e a partir da qual Maomé teria subido ao céu. Essa segunda mesquita constitui uma maravilha arquitectónica. Tem a seguinte inscrição:
«Ó Vós, Povo do Livro, não ultrapasseis as fronteiras de vossa religião, e de Deus dizei somente a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, é apenas um apóstolo de Deus, e de Sua palavra, que Ele transmitiu a Maria, e de um espírito que dele se originou. Acreditai, portanto, em Deus e seus apóstolos, e não digais três. Será melhor para vós. Deus é apenas um Deus. Que esteja longe de Sua glória ter um filho».
Para além do apoio dos Judeus e de alguns "hereges", para a rápida expansão muçulmana também ajudou as divergências entre Cristãos orientais / ocidentais. Uns dedicavam-se à veneração imagens, os outros tornaram-se iconoclastas. O drama agravou-se e desembocou na divisão do Cristianismo nos ramos grego e latino – em 1054, excomungaram-se mutuamente.


Em 1071, os Seljúcidas (povo da Ásia Central, já muçulmano), sob o Sultão Alp Arslan, praticamente desbarataram os Bizantinos na batalha de Manzikert. Os Bizantinos estavam empenhados em 2 frentes: os referidos Seljúcidas na Anatólia e os Normandos da Sicília, sob Roberto Guiscard, a atacarem Bari, o último baluarte Bizantino em Itália.
A derrota de Manzikert foi um dos principais motivos para que Urbano II convocasse a primeira cruzada para 'libertar Jerusalém'. Pelo caminho, a ideia era aligeirar a pressão que se abatia sobre Constantinopla.

Etiquetas: ,

17 ComentÁrios:

Blogger El Ranys disse...

Um dos principais motivos para...????

20 março, 2006 01:23  
Blogger Rantas disse...

Tive de defrontar uns ligeiros problemas de html...

20 março, 2006 01:33  
Blogger El Ranys disse...

OK. Resolvido. Apesar do tom frequentemente irónico, série de postes sempre muito educativa.

20 março, 2006 10:44  
Blogger Rantas disse...

Ranys, não elogies, senão ainda me abalanço a falar das Cruzadas...

20 março, 2006 22:40  
Blogger El Ranys disse...

Força, Rantas. Aproveita.
;-)
Se fosse a ti, agora só parava na invasão do Iraque.

21 março, 2006 01:14  
Anonymous Anónimo disse...

vai te lixar qe blog de merda

03 novembro, 2006 17:59  
Anonymous Anónimo disse...

Para quem mandou insultos e n teve coragem de dizer o nome kero ver se faz melhor...

26 maio, 2007 16:06  
Blogger Ludmila Lanna disse...

Maomé casou-se com Kadijah que era mais velha que ele e rica, mais cedo que isso. Não viaja...daonde vc tirou esse absurdo.

28 maio, 2009 18:21  
Anonymous Anónimo disse...

legauuuuuuuuuuuuuul

07 novembro, 2009 13:42  
Anonymous flavinha disse...

concordo maomé se casou com kadijah q era mais velha que ele!!!!

30 março, 2010 19:23  
Anonymous Anónimo disse...

detalhe... maome teve mais de 54 esposas...

08 abril, 2010 15:08  
Anonymous Anónimo disse...

quesite de c#

17 maio, 2010 15:01  
Anonymous Anónimo disse...

Não gostei.Na verdade, achei o texto muito confuso.

24 março, 2011 19:15  
Anonymous Anónimo disse...

nossas texto mal explicado! ¬¬

18 abril, 2011 18:53  
Anonymous Anónimo disse...

toma no cú esse blog filha da puta nao sabe nem explicar neh entao vem praqui soh ensinar merda gente nao leiam essa merda essi cara naum sabe explicar ai toma no cu velho vai tomar bem no cú seu viado de merda,sua mae deve ser burra e seu pai deve ser lazarento seu boiola fdp. .(. << para vs enfiar na sua boka ;) flw fdp.

29 maio, 2011 14:18  
Anonymous Anónimo disse...

nao ser assim

16 janeiro, 2012 19:53  
Anonymous Anónimo disse...

Pra que ficar xingando ele assim? se não gostou fala com educação seu idiota. Aposta q só quer se achar falando palavrão, vai fazer algo de útil seu ignorante quem tem tomar no cu é vc. Valeu?

11 junho, 2013 00:43  

Enviar um comentário

<< Home