Um ano de RdM
Faz hoje exactamente um ano que, com esta posta, o Malagueta inaugurava o Revisão da Matéria, precisamente no mesmo dia em que Sócrates e o PS conquistavam, nas urnas, a maioria absoluta. Pura coincidência. Desde então, muito se passou nas nossas vidas, em Portugal e no mundo. Olhando para trás, um ano é muito tempo.
No dia 2 de Novembro, o Rantas juntou-se à equipa e escreveu aqui o seu primeiro post. O Malagueta é que, depois do entusiasmo da "inauguração", vai primando por uma quase ausência. Mas esta é a casa dele.
Só em Junho de 2005 instalámos o contador do Sitemeter. Desde então, somámos um total de 5 234 visitantes, com uma média diária de 44. O número de page views é mais imponente: 17 257 no total, uma média diária de 160. Somos um blog pequenino, mas muito honrado.
Já falámos aqui sobre quase tudo, desde os assuntos mais umbiguistas, com algumas referências aos livros que lemos, filmes que vemos ou músicas que ouvimos, passando por algumas reflexões sobre a blogosfera, até às questões mais "macro", com alguma ênfase, admitimos, em questões de política nacional e internacional.
No início, também aqui falávamos muito sobre futebol e, sobretudo, do Sporting, mas depois criámos o "blog irmão" Revisão da Jornada, onde abordamos agora essas magnas matérias.
A experiência tem sido óptima. Fazemos o RdM porque nos dá prazer. Este não é um blog monotemático nem monolítico. Abordamos os assuntos que nos apetece abordar e, já por várias vezes, discordámos entre nós. Não temos agenda, não procuramos atingir um objectivo concreto, não pretendemos fazer doutrina. Hedonismo, é do que se trata. O RdM dá-nos prazer, como nos dá sermos lidos.
A blogosfera não nos tem ligado muito. Sabemos que não somos perfeitos, que já escrevemos muitos disparates e que, por vezes, chegamos ao ponto de escrever mal. Mas acreditamos que merecemos, ainda assim, um pouco mais de atenção. Sem jactância, sabemos que postas nossas já serviram de inspiração a muitas postas de outros blogs. Mas são raros aqueles que nos linkam (só uma pequena minoria de muito bom gosto o faz). Essa é uma das dificuldades da blogosfera, entrar no "círculo dos virtuosos". Há como que uma ostracização de quem aqui chega sem ser conhecido ou sem pertencer aos circuitos mediáticos instituídos "lá fora". Há como que uma reserva, uma coutada do espaço limitado de notoriedade e de leitores. Mas não é importante. Continuaremos a fazer o RdM até que deixe de nos apetecer. Por enquanto, apetece.
Usamos nicknames porque sim. Se, algum dia, me pedirem responsabilidades por algo de grave que aqui tenha dito, não terei hesitações em assumir essa responsabilidade em nome próprio. Mas, até agora, não difundimos calúnias, não seguimos o caminho da insinuação, mantivemo-nos sempre num registo razoável de bom senso. Sem ignorar que as visões que por aqui passam são pessoais, meras opiniões, muitas vezes críticas e necessariamente sujeitas a contraditório. Tentamos, de qualquer maneira, manter-nos dentro dos registos da boa educação e bom gosto. Há sempre excepções, claro, mas é um risco que corremos ao escrever todos os dias sobre todos os assuntos.
O Revisão da Matéria faz hoje um ano. Obrigado a todos os que nos lêem.
19 ComentÁrios:
Parabens RdM, e que contes muitos mais.
Muitos parabéns. Na certeza de que eu continuarei a vir cá !
Saúdinha
:-D
merecem mais, sim senhor. Parabéns.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Parabéns RdM.
Não posso dizer que vos acompanho desde o início, mas tenho-o feito nos últimos tempos e, independentemente de terem mais ou menos audiências, sou da opinião que têm razão para estarem orgulhosos. É um belíssimo blog.
Parabéns RdM! E obrigado por incluirem o con(tro)versas na "minoria de muito bom gosto" que vos linka :-)
Obrigado a todos (com as mãozinhas no ar, como a senhor D. Amália, olhos fixos no nada) obrigado, obrigado...
É muito bom saber que andam por aí.
parabéns!
meow!
Muitos parabéns
Parabéns e um abraço ao P*****a
Vou continuar a vir cá espreitar de vez em quando.
vai-te foder ranis
Com Y, caro anónimo, Ranys com Y, por favor. Obrigado.
Será que algum do "círculo dos virtuosos" não gostou do teu post?
Ranys, parece que andas a fazer amigos...
Este deu-se ao trabalho de escrever o "word verification" para te cumprimentar.
Boa!
vai-te foder varandas
vai-te foder anonymous
PS: desculpem, nao resiti!
Pois é, Varandas, acontece aos melhores...;-)
Estava aqui naquela hesitação "apago, não apago".
Decidi que não apago.
Para que conste, sei qual é o IP de onde nos chega este anónimo bronco.
Be my guest, Harpic :D
Que grande posta! Quase a chegar aos 20 comentários.
Que bela maneira de se comemorar um aniversário! Até apareceu o palhaço (se bem que não tenha sido convidado, o gaijo é persistente...)
Enviar um comentário
<< Home