terça-feira, novembro 01, 2005

Este Uderzo é louco



Conforme anunciado, e aproveitando esta pausa nos afazeres profissionais ditada por todos os Santos - a quem agradeço - cá vai, neste blog que, como já perceberam, prima pela alta cultura, se não mesmo erudição, mais uma "crítica literária".

Vou falar-vos do novo álbum de Astérix, o gaulês, intitulado "O céu cai-lhe em cima da cabeça".

E o primeiro comentário que se me oferece fazer é: por Toutatis! Este Uderzo está louco! Então não é que põe Astérix, Obélix e companhia a lidar com... extra-terrestres?!?

Astérix, o gaulês, que sempre acompanhado pelo seu amigo...bom...hummm...forte, percorreu todo o império romano e até terras bárbaras e conviveu com Julius Caesar, contracena, agora, com um Wendysital, da estrela Wendalsity, um ser que é uma espécie de grilo azul e apaneleirado???

O desenho está lá, são ainda as mãos de Uderzo a trabalhar, mas o argumento...

As voltas que Goscinny deve estar a dar na tumba. Que pena é ver esta degenerescência de Astérix, o gaulês. Acabou a poção mágica.

Outra coisa que tenho de dizer: a editora ASA é agora a detentora dos direitos de Astérix. Nas novas edições de todos os volumes da colecção, a ASA entendeu mudar o nome de muitos dos personagens. O bardo, Assurancetourix, chama-se agora Cacofonix. O chefe da aldeia, Abraracourcix, é agora Matasétix. E por aí fora... Tantos anos a tratar os personagens por tu, e agora mudam-me o nome a quase toda a aldeia? Ferpeitamente.

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home