segunda-feira, outubro 24, 2005

Racismo social?

Sobre isto, no Bloguítica, também aqui já falei do "Alfarroba de Boliqueime", termo provavelmente mais depreciativo do que "professor de Boliqueime". Porque Cavaco, para mim, representa o Algarve da alfarroba, o Portugal de paróquia ou, como dizia O'Neill, o "País em diminutivo" onde "respeitinho é que é preciso".
Este é, essencialmente, o aspecto que menos me agrada em Cavaco: sobra-lhe em tecnocracia o que lhe falta em cultura geral. Tresanda à gravitas bafienta que faz de Portugal o que Portugal é. Não fora isto e Cavaco seria, sem nenhuma dúvida, o candidato em que não hesitaria em votar. Mas o homem é serôdio. E não é por ter nascido em Boliqueime. Disso, não tem culpa nenhuma. Mas esta acaba por ser uma boa metáfora, que se utiliza por facilidade de discurso. Racismo social ou distanciamento cultural? - Creio que mais o último. Seja. Porque não?
Por outro lado, Cavaco é herdeiro de Soares e ambos são culpados do triste estado deste País estatizante e tributário. Não me ocorrem aí extraordinárias diferenças. Do meu ponto de vista, que gosto de criatividade, inovação e futuro, de liberdades individuais e independência, vejo nestes dois candidatos aquilo que vi na universidade: mestres que falam ex catedra e que nos enjoam a cada palavra (claro que houve excepções). Na política, como no ensino, ficámo-nos pelas "reformas pombalinas". E continuamos entretidos, cantando e rindo. É com este "distanciamento cultural" (e, obviamente, geracional) que olho para as eleições presidenciais sem nenhum entusiasmo. Diria mesmo que com muito desencanto.
Fazendo a minha "declaração de interesse", aprecio a candidatura de Manuel Alegre pelo acto de insubmissão e independência que representa. Mas não creio que consiga votar nele, porque também ele encarna um projecto político em que não me revejo.
E estas são as únicas candidaturas que realmente contam.
O pior é ter que escolher, não é? Sobra sempre a professora de Évora...

3 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

Já conheceu a professora de Évora? Desconfio que acharia interessante.

25 outubro, 2005 19:01  
Anonymous Anónimo disse...

Pena é que o Medeiros Ferreira não se candidate. Como apoiante do Soares, presta uma grande ajuda a quem quer começar o dia com uma bela gargalhada.

26 outubro, 2005 10:46  
Blogger El Ranys disse...

Caro Miguel Duarte,

Sabe, por acaso, onde poderei obter mais informação sobre a "Professora de Évora"? (é preciso ter cuidado, não caiba aqui, também, a acusação de "racismo social").

Um endereço de internet da candidatura, cohece algum que me possa deixar?

Alguém sabe?

27 outubro, 2005 12:13  

Enviar um comentário

<< Home