quarta-feira, setembro 14, 2005

Comentários

Da caixa de comentários, no Post anterior:
"Serpa said:
Isso não é uma invejazinha deslocada? O que é que isso interessa?"
Ora bem: deslocado, parece-me, é o comentário. Mas invejazinha é com certeza. Não do cargo, mas do dinheiro. Gostava muito de receber cerca de 7 500 euros (mais outras "ajudas" e subsídios) por mês. Infelizmente, como pobre trabalhador por conta de outrem e genuíno "cão de pescoço pelado" (ver "Lições de Direito Administrativo" de Rogério Ehrhardt Soares), penso que ainda tenho que percorrer um longo calvário até lá chegar. Se é que, algum dia, lá vou chegar. Tudo porque sei que há uma vida melhor e a ela aspiro. Mas é caríssima...
Agora, a questão do interesse.
Mário Soares recebe, certamente, uma subvenção como ex-Presidente da República. Até aqui, nada de mal, e penso que essa subvenção deve até ser relativamente elevada, para que possa manter uma vida bastante digna. Somos nós ("cães de pescoço pelado") que pagamos a subvenção, mas nada a opor.
Agora, se Mário Soares recebe uma subvenção por ser ex-Presidente, no momento em que (hipoteticamente, espero) volte a ser Presidente, poderá acumular o seu salário de "trabalhador" no activo com a subvenção, pensão de reforma, ou seja lá o que fôr? Aí, acho mal, muito mal.
Porque penso que isso está vedado (ou devia estar) a qualquer outro cidadão. Se um trabalhador regressa ao activo, não deve continuar a receber uma pensão de reforma, que nos sai do bolso também. Os recursos do Estado, da Segurança Social, são escassos, e devem ser entregues a quem deles mais necessita. Mário Soares tem um estatuto especial nesta matéria? Ou, só para não fulanizar tanto, Eanes, se também se recandidatasse e fosse eleito, acumularia?
É uma questão sobre a qual tenho alguma curiosidade. Gostava de saber o que sucede, nesta matéria, caso Soares seja eleito. Gosto de saber como é gasto o dinheiro dos meus impostos. Picuinhices minhas. O Serpa não quer saber, está no seu direito. Mas continuo a pedir informações a quem souber.

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home