terça-feira, setembro 13, 2005

América

A forma como, na maioria dos blogues, se discutem acalorada e exaustivamente questões internas norte-americanas, comparada, por exemplo, com a pouca extensividade dada às questões europeias (parece que José Manuel Barroso - sim, o presidente da União - atirou agora a constituição europeia para as calendas, sem que uma leitura da blogosfera nos permita saber, sequer, isso) revela um pouco do provincianismo português.
Somos europeus e é na Europa que nos devemos centrar. Mas preferimos preocupar-nos com a América e as pombinhas da Katrina, apodando uns de anti-americanos esquerdóides e outros de pró-Bush liberalóides. No fundo, uma discussão mais ideológico-sentimental do que racional. Algo como discutir Sporting/Benfica/Porto ou, com maior reminiscência, o sexo dos anjos. Nestas discussões, valem mais os afectos que a realidade.
Vivemos ainda (vivem a maior parte dos nossos comentadores "consagrados") divididos entre o Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau. Sim, as discussões sobre a América que mantêm são infantis e primárias. Mas, provavelmente, divertem-se. E não é isso o mais importante?

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home