terça-feira, julho 26, 2005

Rewind

Soares é fixe? - Confesso que nutro uma especial antipatia pelo personagem. Teve um papel histórico na afirmação e consolidação da democracia portuguesa, com muita asneirada pelo caminho. Foi PM e Presidente da República. Cumpriu o seu papel. Obrigadinho.
Outras notas históricas: é um dos pais do "bloco central", filho ilegítimo nascido de flirts com o PSD. É, também, responsável por muito do mal de que padece a democracia portuguesa. A submissão do Estado a interesses, lobbies e corporações, a sujeição dos partidos de governo ao "aparelho" e aos pequenos caciques e negociatas, têm muito a ver com a forma de Soares estar na política. Astuto, sempre entendeu que a concessão era meio caminho para a vitória. A dele, pessoal, que tem um umbigo do tamanho do mundo.
Muito provavelmente, vai encontrar um personagem igualmente irritante como adversário: Cavaco Silva. Este contribuiu para pôr fim a algumas derivas socialistas e para continuar a abertura do País ao mundo. Mas, além de perpetuar alguns dos piores vícios de Soares (a conivência com a corrupção e a cedência a interesses), o bimbo algarvio - um dos seus grandes defeitos é mesmo este, ser um enorme bimbo com tiques autistas - apostou em modelos de desenvolvimento que deram no que deram. É o campeão das oportunidades desperdiçadas (ex aequo com Guterres).
Se Portugal está assim - uma democracia relativamente estável, uma economia aberta, um crescimento sócio-económico interessante nos últimos 30 anos - pode agradecer a Soares e a Cavaco.
Mas, nos constrangimentos ao nosso crescimento, a afirmar-mo-nos decidididamente como País moderno e viável, é também a estes dois cavalheiros que podemos atribuir as maiores responsabilidades. Nunca conseguiram ver mais longe. São, na sua enormidade, seres pequeninos, incapazes de golpes de asa. Pensam, cada um à sua maneira, que reencarnam D. Sebastião e que tudo o que fazem ou fizeram é (quase) perfeito. Acreditam que estão acima do povo português, que lhes deve ser tributário e reverencial. Não percebem que são os dois maiores responsáveis pelo estado das coisas (no melhor e no pior), e que o povo português não é melhor porque eles não foram melhores que o povo.
O problema não é Soares e Cavaco serem os candidatos do PS e PSD, respectivamente.
O problema é que não vamos ter alternativas e um deles vai, muito provavelmente, ser o próximo Presidente da República. O problema é esta democracia, tutelar e oligárquica, doente, corrupta e decadente. O problema é sentir-me a viver num Portugal em fast rewind. Pode ser que, quando chegar ao fim, a fita parta.

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home