quarta-feira, julho 26, 2006

Memórias de infância - A Vaca Cornélia


Em 1977 a RTP emitiu aquele que terá sido o concurso com maior qualidade de todos aqueles que vieram depois - A Visita da Cornélia.
.
Contava com um conjunto de provas muito completo e com um júri muito exigente e, se bem me recordo, muito pouco condescendente, composto por Raúl Calado, Maria João Seixas, Luís Sttau Monteiro, Maria Leonor e Paulo Renato.
O grande vencedor foi Vasco Raimundo, seguido por José Fanha e Rui Guedes (Toppo Giggio).
.
.
Tenho ideia de Fernando Assis Pacheco ter estado inúmeras semanas no pódio, bem como Gonçalo Lucena; no entanto não tiveram lugar no pódio final.
.
.
Também me recordo do nome "Pitum", mas não consigo associá-lo a nenhum dos nomes que aqui coloquei - e que fui recordar no site da RTP; a minha memória também não é assim tão boa :-)

Etiquetas: , ,

5 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

uma bela memória. um país que já não existe. mais pequeno, porventura.
fez escola, lembro que as famílias (ou grupo de amigos) imitavam o concurso entre elas

no fim disto não me lembro do vencedor. mas era um grande concurso. houve alguma polémica - diz que o juri era exigente, mas foi alargando o critério ao longo do tempo [o que é normal] e o podium foi-se alterando com isso. teve concorrentes fabulosos. e, além da diversão, os prémios eram agradáveis (nada do que veio a seguir, acho). acho que o grande assis pacheco (que maravilha de homem) desistiu do podium (ou terá sido o pitum?) ao fim de ums semanas para deixar campo a outros - hoje quem faria, no mundo da teletele?

Pitum Keil de Amaral (secundariamente bisneto do homem da canção hoje hino nacional), arquitecto, seguiu com a família (enorme) para Moçambique como cooperante, no início dos anos 80s, onde deixou uma imagem fabulosa de profissional e pessoa. fundou uma associação cultural (claro) "Casa Velha" [perto da av. 24 julho, maputo], uma delícia de casa do tempo colonial, ainda hoje funcional (mas não tanto). Depois regressou a Portugal, não sei de paradeiro

noutro registo, também andou nos lugares cimeiros o Tó-Zé martinho, depois actor de tv, acompanhando a mãe (?), uma senhora talentosa, julgo que então chamada de Pituxa. foi o início dele

02 agosto, 2006 22:26  
Anonymous ddf disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Visita_da_Corn%C3%A9lia

06 julho, 2009 15:59  
Blogger Unknown disse...

Hoje procurei coisas sobre o meu amigo Raul Solnado e fui de imediato tentar recordar coisas do concurso mais popular de sempre a Vaca «Cornélia».
Fiquei emocionado porque participei e venci a 9ª sessão desse Concurso e pouco sei mais sobre isso. Resta-me uma revista com fotos. Infelizmente não consigo imagens dessa sessão em que fiz um teatro magnífico com a minha acompanhante, «dando a volta ao texto» como dizia o grande Paulo Renato, e de um «sketch» simples com dois passageiros de Autocarro conversando sem grande assunto consegui «grande exibição» que me orgulhou!

Tive grande incentivo do Raul, do Paulo Renato, da Maria Leonor para seguir no Teatro, mas... preferi o jornalismo e por aqui ando eu a fazer Rádio com MUITO GOSTO (por que é grande fascínio) falando com os meus ouvintes agora na RDP África (101.5)e durante muitos anos na RDP Internacional (ainda em Onda Curta). Já estou a ficar velho!...

O meu nome é João Diogo e quero fazer um reparo. Quem ganhou o concurso foi o Gonçalo Lucena (o publicitário do chapeu de palha)e foi um privilágio bater-me com «feras» como Assis Pacheco, José Fanha, Rosa Lobato faria ou o Topo Gigio, Rui Guedes...

Só não fui ao Podium por 3 pontos. Bastava ter acertado numalançamento da bola de trapos e acetar no monte de latas velhas! Foi por pouco!

10 agosto, 2009 11:09  
Blogger Unknown disse...

qzz0707
tods outlet
mac makeup
givenchy handbags
valentino outlet
michael kors outlet
le coq sportif shoes
michael kors outlet
yeezy boost
coach outlet
fila shoes

07 julho, 2018 06:43  
Blogger Unknown disse...

www0716

lakers jerseys
ugg outlet
oakley sunglasses
ferragamo outlet
pandora jewelry
christian louboutin shoes
coach outlet
ralph lauren polo
kd 10 elite
michael kors outlet









16 julho, 2018 08:50  

Enviar um comentário

<< Home