quarta-feira, julho 26, 2006

Memórias de infância - Gabriela


Em 1977, a RTP passou a primeira telenovela brasileira em Portugal - Gabriela, Cravo e Canela, da Globo, baseada no livro homónimo de Jorge Amado. O sucesso foi retumbante.
..
Para além de Gabriela (excelente Sonia Braga!) e Nacib, a trama do poder em Ilhéus entre os coronéis e o Dr. Mundinho, os jagunços, as idas ao Bataclan da Maria Machadão, o estilo de Tonico Bastos, o bon-vivant Dr. Ezequiel, tudo isso passou a fazer companhia aos portugueses durante bastante tempo.
Exercício de memória - os 5 coronéis: Ramiro Bastos, o patriarca, Melk Baptista, o chefe da Polícia, Amâncio Leal, o zarolho, chefe de jagunços, Coriolano qualquer-coisa, o que tinha a Glorinha da janela por conta, e Jesuíno qualquer-coisa, que matou a mulher e o dentista logo no início da novela.
O beija-mão final ao Dr. Mundinho, depois da morte de Ramiro Bastos, continua a ser uma imagem fortíssima sobre o que as forças políticas defendem enquanto oposição e a viragem quando se tornam poder.

Etiquetas: , ,

2 ComentÁrios:

Anonymous Anónimo disse...

A Malvina, homem, v. esquece a jovem idealista e carinha laroca, corpo virgem e atraente...aquela que se apaixonou pelo professor sensível?

A glorinha faz parte da minha iniciação sexual, mas em registo platónico, confesso

coronel melk tavares, desculpe a correcção

"sapato não, seu nacib" ...

A TPA (angola) passou este ano a gabriela - no cabo acompanhei alguns episódios. o bem que me fez ... [o genérico, ainda que hoje algo incipiente, é belo]

02 agosto, 2006 22:30  
Blogger Rantas disse...

É verdade, a Malvina! Depois da paixão pelo Professor (Josué, seria?), ela fugia com um engenheiro forasteiro que era, escândalo dos escândalos, desquitado! Ou não? A memória por vezes prega-nos partidas... Melk Tavares, obrigado pela correcção. Creio que o Baptista era o Coriolano, o da Glorinha que gostava do fresquinho da janela. Quem roubou Glorinha do coronel? Terá sido o Tonico Bastos? Não me lembro, sinceramente...

A grande amiga de Malvina (cujo corte de cabelo ficou famoso, "à Malvina") era a Jerusa, ou Gerusa, neta de Ramiro Bastos e que no fim ficava com o Dr. Mundinho.

08 agosto, 2006 00:11  

Enviar um comentário

<< Home