terça-feira, dezembro 19, 2006

Natal


("Natividade", de Giotto)
Apesar de relativamente "jovem", ainda sou do tempo em que as prendas de Natal se pediam ao Menino Jesus e não ao Pai Natal. Na iconografia natalícia, a única peça de que verdadeiramente gosto é do presépio. Vá, da árvore de natal também. E das luzes. Do Pai Natal... Bom, eu fui, durante vários anos, à força de várias almofadas, um convincente Pai Natal. Muitas crianças acreditaram que "eu" existia. Algumas chegaram mesmo a dizer, quando confrontadas na escola com a "minha" inexistência, que havia Pai Natal de verdade, mas só em Coimbra, onde toda a família se reunia.
Por circunstâncias várias, esse Natal de família, que continua a reunir largas dezenas de tios e tias, primos e primas, irmãos, pais, avós, etc., etc, etc., - sim, somos uma família enorme que, felizmente, se continua a encontrar partilhando esse sentimento (de pertencer a uma família) - deixou de ser em Coimbra, com muita pena e saudade minhas.
Por outro lado, deixei de ser o Pai Natal. Aqui, sem grande nostalgia. Gosto mesmo é do Menino Jesus. A festa, aliás, é d' Ele.
A minha primeira compra para o primeiro Natal da minha filha foi um presépio com figuras clássicas. Lá estão S. José e a Virgem Maria, a vaca e o burro a aquecerem o Menino, o pastor com o cordeiro sobre os ombros, o anjo, os três reis magos em adoração e, claro, o Menino Jesus nas palhinhas deitado.
Este meu presépio é só uma aproximação, muito ténue, ao magnífico presépio que se fazia em Coimbra. Lembro-me de ir a terrenos vizinhos apanhar musgo e azevinho, de dispor as dezenas de peças cerâmicas no cenário composto por esses materiais e de ficar, com a "obra" completa, em adoração daquele "quadro", que representa o milagre do nascimento, da vida, do amor e da esperança.
Estas são as coisas que mais contam. É bom que, pelo menos uma vez por ano, nos surjam como "estrela polar".
O Natal do consumismo não interessa nem ao Menino Jesus. Tenham um santo e feliz Natal.

Etiquetas: ,

3 ComentÁrios:

Blogger João Távora disse...

EL RANYS: Bom gosto (na ilustração) e bom senso (no texto)!

19 dezembro, 2006 14:37  
Blogger Atractor Estranho disse...

Ja fazia tempo que não via esse fresco.
A capela depois de restauraa ficou bastante bem. Tomara de tomasse cá conta do património da mesma forma...

19 dezembro, 2006 15:22  
Blogger Rantas disse...

Conto contigo no dia 25.
Na tua ausência no dia 24, seremos 49 cá em casa.
Para o Pai Natal, arranjámos-te um substituto à altura. Trata-se de um produto da cantera, a quem auguro uma longa carreira cheia de sucessos.

Feliz Natal!

19 dezembro, 2006 18:53  

Enviar um comentário

<< Home