sábado, julho 19, 2008

Energia Nuclear

A energia Nuclear volta à agenda jornalística. Felizmente não volta à agenda do governo português.
Volta quando se ouvem falar de incidentes graves em França em duas Centrais nucleares e quando estão em construção novas centrais em Inglaterra e na Finlândia que colocam o Nuclear como a única alternativa energéticamente eficiente...bom...há quem consiga escrever que a Energia Nuclear é quase limpa. Que a Fusão é muito mais eficaz que a Fissão e por isso nada há a temer. Percebe-se pelo meu discurso que não vejo esta "corrida" ao nuclear com bons olhos. A única forma de se combater a crise energética é actuando com mais inteligência. Consumir menos energia implica poluir menos. Por isso o meio ambiente e o consumo de energia estão de mãos dadas. Passo a expor a minha visão ecológica:

1 - Os aviões são uma fonte grande de poluição e de consumo de energia. Pode-se definir que há um dia por semana em que, a nível mundial, não há voos comerciais. Impacto certamente positivo para o ambiente e menor consumo de petróleo. Para as companhias aéreas...não me parece que houvesse grande impacto...os aviões poderiam até ser alvo das manutenções nesse período. Enfim, não me parece uma proposta muito disparatada.
2 - É sabido que as vacas são uma fonte grande de poluição mundial. Se todos se tornassem mais vegetarianos, ou seja, os adultos reduzirem o seu consumo de carne em 75 % o único impacto negativo seria na nossa goludice. Em termos ambientais haveria um grande impacto se o número de vacas no mundo decrescesse 75%. Se acrescentássemos o decréscimo do consumo de peixe a este objectivo então poderíamos até ter esperanças de se reporem os níveis das populações no mar. Como é que se conseguia isto...campanhas massivas de marketing. Ao estilo do tabaco. Comer Peixe Mata...O Peixe!
3 - Os carros são também uma fonte de grande poluição. Como diminuir? Simples e já várias coisas são feitas nesse sentido, aumentar brutalmente os impostos dos carros mais poluentes e tornar os carros menos poluentes quase livre de impostos. Menos poluição e menos procura do famigerado líquido negro.
4 - Micro Geração de Energia. Esta pode ser uma das soluções. Se no cimo de cada telhado estiver um painel solar que alimente essa própria casa e eventualmente consiga distribuir energia na rede e alimentar o carro eléctrico dessa família...estaremos no bom caminho. Vejam o seguinte link.

Há muitos mais temas que poderiam ser incluídos aqui como a reciclagem, a reflorestação, a utilização dos transportes públicos nos centros urbanos, o aumento da população humana. Enfim. Este é o tema do século, a sua resolução é que nos vai permitir ou não sobreviver como espécie...Que deus nos dê bom senso.

6 ComentÁrios:

Blogger Nelson disse...

ainda não li tudo, mas era só para dizer que a Fusão nuclear é 100% limpa. Ao contrário da fissão nuclear, a fusão não produz resíduos, não produz radioactividade, e não tem riscos de explosões e coisas afins.

19 julho, 2008 10:14  
Blogger Nelson disse...

Ok, já li tudo.

1. Irrealista e sem vantagens. A circulação de aviões redistribuia-se pelos outros 6 dias. Eles já param com regularidade para manutenção, passavam apenas a ter 1 dia designado para isso. Além disso o impacto seria muito grande.

2. Utópico. Em teoria poderia funcionar. Como o implementas? Marketing a dizer que mata o peixe não funciona. Se conseguires dizer que mata as pessoas, talvez vás lá.

3. Já acontece, cerca de 70% do IA é a componente ambiental, quem polui menos paga menos.

4. Duvido que funcione em larga escala e nos permita a autonomia em relação aos fosseis. Tenho de ir analisar os números.

Sobre os incidentes em França: foram falhas na manutenção, há já vários anos, que provocaram os incidentes. O que é preciso no nuclear é fiscalização que não falhe ou que falhe apenas por curtos períodos de tempo. Para que ocorra um incidente, tal o nível das medidas de segurança, é preciso que 3 ou 4 coisas corram mal em sequência. E isso envolve sempre desleixo ou incompetência de alguém, somando a uma avaria evitável.

19 julho, 2008 10:24  
Blogger Redus Maximus disse...

Comentário do Comentário:
1 - Ok. Se o número de voos se mantivesse não teria nenhum impacto. Mas se baixasse teria.
2 - Utópico, talvez. Mas eu acho que seria possível com uma boa campanha de marketing.
3 - Sim, já existe uma grande diferença. Eu sugeria uma diferença ainda mais abissal...que tornasse o preço do carro dez vezes mais caro a partir de um determinado nível de emissões de CO2.
4 - Eu não sugiro que nos desse autonomia em relação aos fósseis. Mas se 10% da electricidade fosse produzida assim já era óptimo. Posso até ser mais ambicioso e sugerir que as autarquias se obrigassem a obter a energia que ilumina as vias públicas a partir de energias renováveis...isso é que era!

Abraço

19 julho, 2008 23:32  
Blogger Rantas disse...

Dos 4 pontos que referes, penso que apenas o último possa ter alguma relevância - não só o painle solar, mas a aposta nas energias renováveis não-poluentes.

Quanto ao nuclear - na minha opinião, não se trata de um "se", mas de um "quando". E não entendo porque diabolizas esta opção.

Um abraço!

20 julho, 2008 00:07  
Blogger Redus Maximus disse...

Diabolizo a opção porque os resíduos nucleares permanecem radioactivos por milhares de anos sem garantias de que os contentores em que eles ficam "isolados" tenham a mesma duração...é uma hipoteca demasiado forte para as gerações futuras.

22 julho, 2008 00:12  
Anonymous Anónimo disse...

1- Não funciona porque não há espaço suficiente para guardar todos os aviões. Tem que haver sempre aviões no ar.

2- Seria melhor levar a coisa mais longe, e planear a longo prazo: reduzir a população mundial através do planeamento familiar.

3- É mau para o estado, logo não segue em frente. Os incentivos serão baixos.

4- Isto sim. E encorajar o aproveitamento dos terraços como mini-espaços verdes.

22 julho, 2008 20:40  

Enviar um comentário

<< Home