terça-feira, outubro 24, 2006

Ligado à corrente

Como tenho manifestado uma certa perplexidade em relação à proposta de aumento da tarifa eléctrica, segui hoje o prós & contras da RTP para ver se ficava esclarecido em relação a algumas questões. Sem ter tomado nota dos números exactos, eis o que retive:
- A ERSE só regula a parte da tarifa relativa à distribuição de energia. Nada tem a ver com o que é cobrado pela produção. Se o pudesse fazer, proporia que a produção - A EDP Produção - cobrasse menos.
- A EDP Distribuição "só" lucrou, em 2005, cento e tal milhões de euros. A EDP Produção lucrou trezentos e tal.
- Se bem fixei, 13,4 por cento da tarifa eléctrica poderia, mais adequadamente, chamar-se "tarifa política". Nesta parcela estão contidos os custos - imputados ao consumidor de baixa tensão - da renda aos municípios, os custos de distribuição energética para as regiões autónomas, os incentivos e custos das energias renováveis, etc. Isto é, com a factura eléctrica, chegam-nos inúmeros impostos encapotados.
A pergunta que aqui deixei continua, no entanto, mesmo depois de assistir ao programa, sem resposta: se a EDP Produção teve, em 2005, lucros de trezentos e tal milhões e a EDP Distribuição de cento e tal milhões, se a única variável que se alterou, de 2005 para 2006, foi o baixar do preço médio do petróleo, onde está o "défice tarifário"?
Moinhos de vento? Talvez, Dulcineia.

Etiquetas: , ,

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home