quarta-feira, setembro 06, 2006

Memórias de infância/adolescência -Volkswagen Carocha



Durante muitos anos, até ao início da década de 80, o carro do meu pai. Um VW Carocha 1600 c.c. branco, uma verdadeira bomba de cuja matrícula ainda me recordo. Inesquecíveis, as viagens longas, longas, para a festa de Natal, em Coimbra. Progenitores à frente, os quatro irmãos e inúmera bagagem bem espremidinhos, cá atrás.

Ainda não havia, neste País, auto-estradas e coisas quejandas (para Norte, saía-se de Lisboa, atravessava-se o centro do Carregado, Ponderosa - nos restaurantes "pôr-do-sol" ou "bigodes", penso que eram esses os nomes, os meus pais paravam para tomar um café -, passávamos por uma terra que se chama Venda das Raparigas, onde o meu pai ameaçava deixar as minhas irmãs se elas se estivessem a portar mal, e por aí fora...).

Depois de almoçar algures na serra d'Aire (restaurante "Boa Viagem", seria?), prosseguiamos a odisseia, com paragem na Batalha para ver o mosteiro, desentorpecer as pernas e beber uma água. Coimbra anunciava-se, já noite, à direita, feita a última de muitas lombas e curvas na estrada nacional 1.

Nessa altura, depois de várias picardias entre irmãos, pacificávamos repentinamente e cantávamos o "Coimbra é uma lição". Atravessávamos o Mondego pela ponte de S. Clara, subíamos para lá da Cruz de Celas e chegávamos finalmente a casa dos avós, cheia de primos e primas, tios e tias, correlativos e adjacentes, dezenas de pessoas que prolongavam o Natal por três ou quatro dias.

A saudade inventou-se a pensar no VW Carocha 1600 c.c. branco do meu pai.

Etiquetas: , ,

3 ComentÁrios:

Blogger Redus Maximus disse...

Bonito!
Afinal até um sportinguista tem família :)

Faz-me recordar as viagens para sortelha que demoravam 7 horas (agora são 2h30m na A23). O meu pai tinha um AX azulinho.

07 setembro, 2006 09:47  
Blogger Varanda disse...

Mala á frente?

07 setembro, 2006 11:52  
Blogger El Ranys disse...

Até um sportinguista tem família, redus ;-)
Varanda, mala (bagageira ou porta-bagagens) a frente, de facto. Motor atrás. Penso, aliás, que essa era característica comum a todos os carocha.
Mas como o porta-bagagens era pequenino e a família numerosa, era necessário encaixar mais bagagem no espaço que ficava atrás do banco traseiro. Tudo muito espremidinho, como disse no post.

07 setembro, 2006 12:00  

Enviar um comentário

<< Home