quarta-feira, junho 07, 2006

Smoke / No smoke


Caso o projecto-Lei apresentado pelo governo venha a ser aprovado, será proibido o fumo em bares, entre outros estabelecimentos. Reparem: se eu tiver um bar, o investimento é meu, a exploração do estabelecimento é da minha responsabilidade, só frequentarão o bar pessoas maiores de idade, que vão lá no pleno exercício da sua liberdade de escolha. Se não gostam de ambientes com fumo, essas pessoas têm ao seu alcance a melhor das protecções: a sua liberdade de não irem ao meu bar.
Mas não, o governo acha que deve ser o paizinho da malta. Liberdade dos empresários de bares (a liberdade de, por exemplo, abrirem bares só para não fumadores)? - Isso não interessa nada. Liberdade de escolha? - Qual quê!
Toca a proibir, que o governo é que sabe escolher por nós.
Se ao menos proibissem, de uma vez por todas, a venda e consumo de tabaco, a coisa cheiraria menos a hipocrisia e paternalismo. Assim, cheira a "modernismo" bacoco.

10 ComentÁrios:

Blogger Varanda disse...

Embora concorde consigo e sendo fumador devo chamar a atenção que o facto de alguém ser proprietário e responsável por um bar tal não lhe permite que no bar se pratiquem actividades ilegais, como por exemplo: homicidios, prostituição, tráfico ou consumo de drogas, sei lá, compra de árbritos de futebol, fumar cigarros, etc, etc.

08 junho, 2006 08:48  
Blogger El Ranys disse...

Mas fumar é uma actividade ilegal, varanda?

08 junho, 2006 11:00  
Blogger El Ranys disse...

Já agora, para que não fiquem dúvidas: não sou proprietário de um bar. Aliás, sou cada vez menos um frequentador de bares. Sou fumador.

08 junho, 2006 11:02  
Blogger Rantas disse...

Ranys, se não é ilegal, vai passar a ser, certo?

08 junho, 2006 14:15  
Blogger Rantas disse...

Por acaso também tenho uma dúvida - na casa que comprei tenho uma varanda. Será que se pode fumar lá ou também vai ser ilegal?

08 junho, 2006 14:16  
Blogger El Ranys disse...

Não, Rantas, errado. Não é ilegal fumar, nem vai passar a ser. Se fumares na rua, estás "dentro da lei". Fumar é legal, vender tabaco também, e assim continuará a ser, mesmo com a nova lei.
É preciso fazer-te um desenho para explicar as óbvias diferenças com o homicído, traficar ou consumir drogas, prostituição, essas sim, todas ilegais?

08 junho, 2006 15:47  
Blogger Rantas disse...

Caríssimo, já vi que estavas com o sentido de humor indisposto. Espero que esteja melhor. Abraço!

09 junho, 2006 00:13  
Anonymous Anónimo disse...

Ena, e nao é que encontrei um blog giro?? :)
Bjos

09 junho, 2006 01:21  
Blogger El Ranys disse...

O teu blog também é bom, Maria, companheira tripeira. Não conhecia, mas vou passar a visitar.
Ganda Maria.

09 junho, 2006 13:01  
Blogger Varanda disse...

Ooops... Estive sem net...
Acho que o que se passa em relação a bares é que o pessoal vai a reboque das legislações "puritanas" do norte da Europa e portanto vai passar a ser proibido incomodar o público de um bar com o fumo do nosso tabaco. Porque fumar mata e um bar é um local público.
Não quero dizer com isto que concorde com a coisa, por acaso até não.

09 junho, 2006 15:49  

Enviar um comentário

<< Home