sexta-feira, outubro 14, 2005

Um Sporting "peseiroso".


Se eu fosse o presidente do Sporting, tinha despedido José Peseiro logo após o jogo em Paços de Ferreira. Decide quem pode e já se percebeu que Dias da Cunha vai, obstinadamente, manter Peseiro no comando técnico (o único em que o homem pode ter algum comando, de facto).
Ao longo destas duas semanas, Beto esmurrou Custódio, decretou-se blackout e o "grupo de trabalho entrou em reflexão".
Neste momento, uma vez que se desperdiçaram duas semanas em que se podia ter alterado muita coisa e nada foi feito, conformo-me com a ideia da manutenção do treinador. As notícias postas a circular sobre Paulo Andrade e Rui Meireles, os dois homens que fugiram, 10 minutos antes do fim do jogo, da Mata Real, confirmam o óbvio: estes dois devem ser (já deviam ter sido, mas creio que a demora se prende com a busca das melhores alternativas) totalmente afastados do futebol profissional. Manuel Fernandes a Director Técnico é uma excelente possibilidade.
Agora, falemos de futebol, o jogo, o que interessa:
O "mister" deve ter aproveitado estas duas semanitas para pensar um bocadinho. Para o jogo de Domingo, com a Académica, as questões relativas à defesa, por falta de opções, resolvem-se, em quase todos as posições, por exclusão de partes:
- Na baliza, por lesão de Nélson, Ricardo (esperamos ainda que comece a justificar porque é que o Sporting o foi buscar ao Boavista)
- No lado direito da defesa, por lesão de Rogério e castigo de Miguel Garcia, só há duas opções: Beto e Sá Pinto. Se Beto não for castigado pelo clube (espero que, no mínimo, a braçadeira de capitão nunca mais passe por aquele bracinho), acho que deve ser o escolhido. O que faz com que, a centrais, joguem Semedo e Polga (Tonel lesionado). À esquerda, no Domingo vou ter a primeira desilusão com Peseiro. Edson está lesionado. Tello recupera, ainda, de uma lesão. Já se percebeu que a Paíto falta, pelo menos, maturidade e tranquilidade para jogar em Alvalade. Quando é que se dá uma oportunidade a André Marques, o defesa esquerdo do futuro, no Sporting e na Selecção? - Agora! Mas Peseiro...
Daqui para a frente é que as coisas são mais difíceis para o "mister". Tem mais opções e o rapaz, pobre homem, não se consegue decidir.
Mas já devia ter percebido que o modelo de dois pontas de lança não funciona. Para início de jogo (sujeito a alterações com o evoluir do resultado) deve entrar só Liedson. À esquerda, Wender. À direita, Douala. Atrás, Moutinho e João Alves (ou Sá Pinto), com Custódio a fechar. Esta, "mister", é a equipa tipo. A alterar, em jogos futuros, a defesa: Miguel Garcia à direita, Tonel e Beto (enquanto Polga não encontrar a forma e a motivação necessárias) a centrais e, à esquerda, Edson.
Pimba, equipa tipo do Sporting.
Em Dezembro, empresta-se o Paíto, despacha-se o Silva, empandeira-se o Rogério para o Brasil a troco de algum carcanhol e tenta-se arranjar um defesa direito realmente bom, que possa assumir a titularidade de imediato.
Vão-se rodando, quando houver sub-rendimento de algum jogador ou o resultado o exija ou permita, Carlos Martins, Tello, Nani, Semedo, Varela, Deivid, André Marques e Pinilla. Se possível e bom negócio, despacha-se o Polga e vai-se buscar o José Castro à Académica. Deve ser prestada muita atenção, também, a Targino do Vitória Sport Clube. Estes dois, na próxima época, têm que estar no Sporting.
P.S.: se o Sporting tiver de perder mais jogos no campeonato, ao menos que perca já este, contra o terceiro melhor clube do mundo (o segundo é o Paço de Arcos, mas não joga futebol): a Académica de Coimbra (AAC/OAF para os rigorosos, Briosa para os amigos, equipa dos estudantes para os anacrónicos).

3 ComentÁrios:

Blogger Rantas disse...

Ah Leão!!
Subscrevo a análise da equipa-tipo. Fiquei surpreendido com isso, devo dizer. Não costumamos concordar nestas coisas.
Não concordo - obviamente - com a tua opinião sobre o despedimento. Acho, sinceramente, injusto para o homem. Enfim, o futebol também não é justo: o penalty falhado, a bola ao poste... não é de facto uma ciência exacta (excepto quando se trata do Mourinho, claro).
Quanto à equipa-tipo, só uma nota complementar, de tristeza: ainda lá está o Beto :-(

15 outubro, 2005 01:07  
Anonymous Anónimo disse...

O Nuno Piloto, não sei se sabe, terá que decidir se joga, para a Taça, contra o Gil Vicente ou se, no mesmo dia, apresenta o relatório de licenciatura na UC...

16 outubro, 2005 22:00  
Blogger El Ranys disse...

Parabéns ao Nuno Piloto, que bem os merece. Mas uma andorinha não faz a primavera. A AAC não é hoje, decididamente, uma equipa de estudantes. Dê as voltas que quiser.

Parabéns, sobretudo, à Briosa, que neste momento em que escrevo, já ganhou em Alvalade. Bom golo do brasileiro Marcel.

17 outubro, 2005 01:12  

Enviar um comentário

<< Home