quarta-feira, dezembro 06, 2006

Estado de graça

(Leica foto)

A minha ausência das lides bloguísticas prolongou-se porque, inesperadamente, se prolongou o culminar de um processo maior. Mas agora, quando já passaram três dias desde que experimentei o momento mais feliz, intenso e emocionante da minha vida, eis-me de volta. Por agora, essencialmente para deixar um rasgado elogio à "coisa pública".
Com outras opções, que nem sequer nos saíam muito mais caras devido aos seguros de saúde, eu e a minha mulher optámos pela Maternidade Alfredo da Costa (MAC) para o nascimento da nossa filha. Não se tratou, portanto, de uma escolha realizada por questões económicas. Fizemos uma deliberada opção pelo que de melhor existe no nosso País em termos de cuidados médicos antes, durante e após o parto. Sabíamos que não escolhiamos a melhor "unidade hoteleira", antes a melhor unidade hospitalar.
Durante quatro longos dias (mais três, no pós-parto), acampei praticamente na MAC. Conheço-lhe agora os corredores, os meandros, parte das equipas de trabalho, as urgências (dois dias passados nas urgências é experiência violenta que não desejo a ninguém), os seguranças e polícias de serviço, as enfermarias...
Hoje, dia de alta, em que a minha filha vai pela primeira vez entrar na casa que é a sua, quero então agradecer, da forma mais sentida e profunda que me é possível, a todos os que trabalham na MAC. Médicos, enfermeiros, auxiliares e outros funcionários, vocês são do melhor que existe em Portugal. Trabalham em instalações renovadas que, não sendo óptimas, são boas. Conhecem um dia-a-dia de trabalho intenso. Lidam com a alegria e a felicidade, mas também com a dor e a tragédia (sei do que falo, acompanhei através do som, das palavras, da agitação e da consternação geral uma situação destas, passada mesmo ao meu lado nas urgências).
A palavra que mais me ocorre, quando agora penso na MAC, é confiança.
Inesperadamente, também simpatia. Não está equitativamente distribuida, é certo, mas a simpatia é característica comum ao pessoal da MAC. Acreditem.
A MAC é pública. A MAC é democrática. A MAC é excelente. Portugueses, orgulhem-se. Obrigado, MAC.
PS: A postagem no RdM prosseguirá agora ao ritmo que me for permitido pela paternidade. Aguenta, Rantas. Dá-lhe, Malagueta.

Etiquetas: , , ,

15 ComentÁrios:

Blogger Papo-seco disse...

Não sei se é a tua primeira filha, mas ter um(a) filh(o)a, é uma sensação sensação do caraças.

Parabéns aos três, e aproveita cada momento que puderes estar com ela

Um abraço

06 dezembro, 2006 15:19  
Blogger Nelson disse...

Mas... toda a gente sabe que Mac é bom. É a própria Apple que o diz!

06 dezembro, 2006 16:19  
Blogger PSeven disse...

PARABÉNS

Aproveita intensamente. O tempo passa demasiado depressa. Acredita que sei do que falo!

Um abraço aos pais e à filhota

06 dezembro, 2006 16:32  
Blogger Rantas disse...

Um abraço à família!

06 dezembro, 2006 16:53  
Anonymous Anónimo disse...

Fizeste-me lembrar o nascimento da minha primeira filha e a catadupa de sensacoes que tive quando ma puseram pela primeira vez nos bracos: a que mais me marcou foi ter ficado plenamente convencido de que tinha finalmente encontrado "the meaning of life!".

Um abraco especial para ti e parabéns aos tres!

06 dezembro, 2006 17:11  
Blogger Redus Maximus disse...

Muitos parabéns meu caro. Como costumo definir o nascimento do meu filho é um sentimento de felicidade pura. Cristalina. Parabéns de novo e muitas felicidades!

06 dezembro, 2006 17:54  
Anonymous Anónimo disse...

Para os pais e criança tudo de bom que hà no mundo.

06 dezembro, 2006 22:16  
Blogger A.Teixeira disse...

Parabéns.

06 dezembro, 2006 22:25  
Blogger Dever Devamos disse...

El,
muitos parabéns! já é sócia?
quanto ao MAC não conheço, mas o meu filho (+/- 6 meses) nasceu no Garcia d'Orta e só posso falar bem.

06 dezembro, 2006 23:04  
Anonymous Anónimo disse...

A MAC é boa há 56 anos. Sou gémea. Eu e o meu irmão nascemos lá. Eu com 1,6 k, o meu irmão com 1,3 k.
Os meus pais sempre nos contaram do carinho como fomos tratados.

Parabéns e felicidades!

07 dezembro, 2006 00:01  
Blogger El Coelhone disse...

PARABÉNS e felicidades pra pequenota :)

07 dezembro, 2006 13:27  
Blogger Bulhão Pato disse...

Grande El Ranys. Parabéns e que tudo vos corra bem.
Pergunta sacramental: a menina já é sócia do grande Sporting?

07 dezembro, 2006 21:31  
Blogger Alex disse...

Muitas felicidades. A educação de um filho é a missão mais emocionante que alguém pode ter. Não há nada que se lhe compare. DEsejo-te toda a sorte do mundo. A ti, à mãe e à filha.
Quanto à MAC, é bonito ouvir os elogios. E é pena haver poucos exemplos de serviço público que mereça estes elogios. Julgo que a tendência desses serviços é irem gradualmente perderem a sua universalidade e gratituidade. São as mudanças que se impõem.
Saúdinha

07 dezembro, 2006 23:26  
Blogger El Ranys disse...

Muito obrigado a todos. Estes dias que correm são felizes.

09 dezembro, 2006 04:57  
Blogger Jorge P. Guedes disse...

Muitos parabéns aos felizes papás e muitas felicidades para o rebento.

Jorge G -o sineiro da aldeia

10 dezembro, 2006 15:00  

Enviar um comentário

<< Home