segunda-feira, setembro 11, 2006

Memórias de infância - PREC (1)

O Grupo Outubro

"Estamos Fartos, Estamos Fartos
Dos Senhores que nos andam a roubar
Estamos Fartos, Estamos Fartos
Atiremos o Capitalismo ao Mar"

Este refrão estava incluído num disco em que se procedia ao julgamento do Fascismo e que me ficou na memória. Lembro-me do depoimento da Social-Democracia, uma "tia" muito viajada, muito cosmopolita, obviamente amantizada com o velho e condenado Fascismo. A certa altura, o réu balbuciava a famosa frase de Salazar: "Se soubesses o que custa mandar, gostarias de obedecer toda a vida".

Não me lembro do nome do disco. Asseguram-me que era cantado pelo Grupo Outubro, composto por Carlos Alberto Moniz, Madalena Leal, Pedro Osório, Maria do Amparo e Alfredo de Sousa (por esta ordem, na fotografia). É curioso não encontrar quaisquer referências a este disco no google.

Para quem já nasceu nos anos 70 e não teve a felicidade de viver o PREC, Carlos Alberto Moniz e, em menor grau, Maria do Amparo, estão associados a músicas inocentes e infantis, da mesma forma que José Barata Moura . Faz uma certa impressão ouvi-los cantar convictamente "Quem produz tem direito ao pão - mas quem não trabalha não come!".

Etiquetas: , , ,