segunda-feira, maio 29, 2006

O País do Futebol

Curioso. Não me lembro de Jorge Amado escrever sobre futebol...
Quando fui para o Brasil (7 meses em Salvador, 14 meses em S. Paulo), estava preparado para assistir a manifestações extraordinárias de dedicação ao desporto-rei. Confesso que não me apercebi que os brasileiros gostassem mais de bola do que os portugueses. Não por gostarem pouco, mas porque por cá a doença também ataca forte.
Pois é, não me apercebi disso. Mas a semana passada aconteceu algo que me fez questionar isso. Marcola está preso há uns anos. Aparentemente, foi o organizador da semana de tumultos que assolou S. Paulo, onde morreram cerca de 300 pessoas (!).
Marcola foi chamado a sentar-se na mesa de negociações. Quando olhou para a ementa (pizza), negou-se a discutir mais enquanto não lhe trouxessem uma picanha. E trouxeram. O resultado das negociações, o acordo que trouxe a paz, foi a instalação de televisões nas penitenciárias.
A guerra civil só terminou de facto quando puseram uma televisão, écran LCD, não-sei-quantas polegadas, na cela de Marcola. Só podem retirar quando o Mundial 2006 terminar. OK, agora reconheço - os portugueses são loucos por futebol, mas os brasileiros ainda o são mais.

Etiquetas:

0 ComentÁrios:

Enviar um comentário

<< Home