quarta-feira, maio 03, 2006

Modelagem de dados

Quando se implementa uma aplicação informática deve dedicar-se especial atenção à definição do modelo de dados. Um erro nesta fase pode pagar-se muito caro mais tarde. A título de exemplo, o primeiro vilão do séc. XXI, o famigerado "bug do ano 2000" (enfim, para os puristas terá sido o último do séc. XX...) deve-se a um erro na modelagem de dados: para poupar espaço, guardou-se o ano em duas posições, ao invés de quatro. Uma decisão aparentemente tão inócua mas tantas vezes repetida transformou-se num verdadeiro monstro.
Ontem tive oportunidade de verificar até que ponto um defeito na modelagem de dados pode ter consequências nefastas a níveis perfeitamente inesperados. Os meus sogros voltaram de viagem, cumprindo o que é habitual nestas ocasiões: uns brinquedos electrónicos para o pequeno gnomo, perfumes para os pais.
A minha sogra, particularmente, estava bastante satisfeita com o que tinha trazido: finalmente tinha encontrado a minha água de colónia juntamente com um perfume da mesma linha mas pour femme. Eu pessoalmente estava curioso, porque não sabia que a minha água de colónia já tinha uma linha feminina. Quando vi o frasco, entendi: não era a minha água de colónia, a minha sogra tinha-se enganado. Tudo bem, acontece, agradeci-lhe na mesma.
Só depois dela se ir embora é que entendi que este pequeno e inocente engano se devia à tal falha no modelo de dados - é que quem usava (usa?) aquela água de colónia era o ex-genro da minha sogra...

Etiquetas:

4 ComentÁrios:

Blogger Varanda disse...

Isto está bonito...
Tens duas hipóteses, ou convençes a mãe do teu pequeno gnomo que a avó já teve melhores dias ou faz um embrulho jeitoso e convida o ex-tu para almoçar, dás-lhe uma prenda e empurra-o para uma viagem a Macau (Macau).

04 maio, 2006 00:03  
Blogger El Ranys disse...

Espero que a água de colónia não seja "alcohol free". É que sempre dá para assar umas chouriças! ;-)

04 maio, 2006 01:38  
Anonymous Anónimo disse...

Deixa lá, nao te melindres. E para a proxima vez que a vires diz-lhe que o 'garbage collector' dela nao está a funcionar bem e que ela tem que fazer um 'reset' para limpar as 'variaveis'. Ou entao diz-lhe só que o algoritmo dela está obsoleto!

04 maio, 2006 08:18  
Anonymous Anónimo disse...

Bem... Vè pela positiva. Foi a tua sogra, por isso apenas deu erro de acesso à DB. Se fosse a sogra dela, poderia ter dado, no mínimo, ASRA!

:)

04 maio, 2006 17:00  

Enviar um comentário

<< Home