terça-feira, janeiro 31, 2006

A Papisa


Acompanho a luso-blogosfera praticamente desde o seu início. Sei, portanto, que uma das primeiras mulheres a participar neste "mundo" foi a Charlotte. Sim, a Bomba Inteligente. Não tenho vergonha de confessar que, há quase um ano atrás, quando fundámos o Revisão da Matéria, enviei à Carla Hilário Quevedo (CHQ) um mail, em que a tratava por "papisa" da blogosfera, dando-lhe a conhecer este novo "cantinho", para o qual pedia a "benção". A CHQ foi, aliás, a(o) única(o) blogger a quem enviei uma mensagem deste tipo, porque o Bomba Inteligente era, à época, o meu blog preferido (e ainda se encontra ali nos links dos favoritos, pelo que continua a pertencer a essa categoria).
Recebi uma resposta muito simpática.
Vem isto a propósito de quê?
- Já tenho nas minhas mãos o nº 11 da revista "Atlântico" (hoje nas bancas, à qual dedicarei mais tarde um post, depois de ler com mais atenção). A páginas 52, choco frontalmente com a coluna da CHQ sobre a blogosfera, onde a "papisa" dita leis e faz doutrina. Uma das leis fundamentais prescrita é "Nunca lincar blogues com caixas de comentários; ou seja, mais de metade da blogosfera lusa. Só para começar".
Esta "lei" explica, talvez, muito. Explica, talvez, o facto de o Revisão da Matéria só constar da coluna de links de dois ou três blogs de excelente qualidade e elevado bom gosto. Porque nós temos caixa de comentários. Que vai continuar por aqui. Esta "lei", infelizmente, só não se explica a si própria. Quer ter a gentileza, "papisa"?

4 ComentÁrios:

Blogger Rantas disse...

Bom gosto

01 fevereiro, 2006 00:41  
Anonymous Anónimo disse...

Eu passo a explicar o singular fenómeno...
Ela parece sugerir que quem não tem comentários abertos, por assim dizer, "não está aberto ao povo". A senhora CHQ, auto-promovida papisa da blogosfera, defende uma ideia simples: o elitismo. O país é pequeno, e para se continuar no topo (ou num pseudo-topo, vendido como topo), há que tentar conter "a maralha". Triste é constatar, como sempre, que a obsessão pelo elitismo é sempre característica das pseudo-elites...

01 fevereiro, 2006 12:39  
Blogger El Ranys disse...

Caro Bernardo Motta,

Ninguém melhor do que a CHQ para se defender a ela própria, mas gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre o comentário:

- Quem promoveu a CHQ a "papisa" da blogosfera, pelo menos utilizando este exacto termo, fui eu. Se a CHQ contribuiu, de moto próprio, para alcançar esse estatuto, deve-se atribuir-lhe mérito, e não desdém.

- Das duas vezes em que enviei mails à CHQ (a primeira quando criámos o RdM e a segunda agora, a dar-lhe conta deste post) obtive,da parte dela, respostas muito simpáticas e encorajadoras.
Isto significa,pelo menos para mim, que CHQ "está aberta ao povo", ou "à maralha". Honra lhe seja feita.

- Mais ainda, o RdM figura agora na lista de blogs em "destaque" no Bomba Inteligente. Mais uma prova de abertura à "maralha", uma vez que não coheço CHQ de lado nenhum que não seja a blogosfera ou as páginas de revistas.

Creio, face ao exposto, que se o juízo do Bernardo pode ser extrapolável para muitos outros bloggers e situações da vida portuguesa (e nisso estamos de acordo), no caso concreto falhou o alvo, resultando do "tiro" uma certa injustiça.

Isto digo eu, da minha experiência.

01 fevereiro, 2006 13:27  
Anonymous Anónimo disse...

off white t shirt
yeezy boost 700
jordan 6
off white nike
adidas yeezy
hermes belt
kobe shoes
gap yeezy
yeezy
supreme official

10 maio, 2023 14:53  

Enviar um comentário

<< Home