domingo, novembro 27, 2005

Ota: o essencial


Na discussão sobre o aeroporto internacional da Ota, eis o que penso ser essencial:

1. O aeroporto da Portela está esgotado. Por muitas obras que se façam, a sua capacidade será sempre limitada ao curto prazo. Com o previsível aumento do número de passageiros e movimento de aeronaves, é necessário encontrar alternativas.
2. A solução Portela + 1 (Montijo?) para as companhias Low Cost parece ser, também, uma solução a prazo.
3. Torna-se, assim, fundamental procurar uma localização para um novo aeroporto internacional principal em Portugal, próximo de Lisboa, que sirva como hub para toda a operação da TAP, que cresceu, só nos últimos 4 anos, 40%.
4. Segundo li, na Ota só se podem contruir duas pistas. Os terrenos estão localizados em leito de cheia, pelo que a construção da infraestrutra exige fundações especiais, que muito encarecem a obra. Com duas pistas e a impossibilidade de se construirem mais, o "tempo útil de vida" para a Ota não passará muito dos 30 anos.
5. Ora, Portugal vai investir 3 mil milhões de euros para um projecto que durará 30 anos, findos os quais será necessário procurar novas alternativas?????
6. Os senhores que, há 30 anos, procuram a melhor solução, não foram capazes de encontrar melhores propostas? Uma localização que permita construir 2, 3 ou 4 pistas adicionais, logo que necessário? Só Rio Frio constitui alternativa? Nada mais?
7. Foda-se!

1 ComentÁrios:

Blogger Alex disse...

A Ota !
1 - A questão não é política, mas técnica. A Portela não é solução. Portanto, a construção de um novo Aeroporto é o problema a solucionar.
2 - A solução é técnica. Avaliação de hipóteses, avaliação dos custos/benefícios e de outras prioridades e adiar a resolução do problema e no fim decidir.
3-Há melhores soluções ? Há muita discussão, só duas pistas, a confusão dos lençóis freáticos, a quebra do turismo, Portela+1 para os "low cost", Rio Frio, comparticipação da UE, emprego, os privados a financiar, ou custo quase zero para o Estado (como as SCUT e Vasco da Gama), etc
Não sou especialista, mas quero o problema resolvido !
Saúdinha

27 novembro, 2005 18:25  

Enviar um comentário

<< Home